Universidade corporativa

teoria e análise documentária

Autores

  • Claudio Henrique Schons Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • Claudine Schons Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • Maristela Silveira Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • Nilson Lage Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Francisco Antonio Pereira Fialho Pereira Fialho Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.
  • Aline França de Abreu Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v4i1.256

Palavras-chave:

Universidade Corporativa, e-Learning, Tecnologia da Informação

Resumo

O presente artigo apresenta um panorama teórico e prático sobre a Universidade Corporativa. Discute-se o papel do e-Learning e das tecnologias da informação no suporte ao processo organizacional das Universidades Corporativas. Para expor estas relações a partir da revisão da literatura, foram avaliados diversos aspectos referentes a Universidade Corporativa numa empresa multinacional para evidenciar seu valor na comunicação, construção do conhecimento e aprendizado organizacional contínuo. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliográfica e na pesquisa documental. Como aspecto conclusivo destaca-se a importância da Universidade Corporativa como catalisadora do capital humano e intelectual, assim como também do aprendizado individual e corporativo.

 

 

Biografia do Autor

  • Claudine Schons, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.

     

     

  • Maristela Silveira Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.

     

     

     

  • Nilson Lage, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

     

     

  • Francisco Antonio Pereira Fialho Pereira Fialho, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.

     

     

  • Aline França de Abreu, Universidade Federal de Santa Catarina, Santa Catarina, RS, Brasil.

     

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Publicado

18/11/2025

Edição

Seção

Redes: articulações entre ciência, tecnologia e sociedade