Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion

Autores

  • Danilo Rothberg Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.292

Palavras-chave:

democracia, inclusão, informação de diagnóstico, internet, aprendizado | democracy, inclusion, information for diagnosis analysis, learning

Resumo

Resumo Do ponto de vista da inclusão informacional e cognitiva, a informação deve apresentar certas características para servir ao aprofundamento democrático. O ambiente informacional de uma democracia precisa confrontar sistemas de crenças dogmáticos e dar suporte a análises de diagnóstico de compensações entre os efeitos de políticas públicas, que devem ser enquadradas nos aspectos de benefícios esperados e contrapartidas necessárias, com dados sobre antecedentes, alternativas, desafios, demandas, limites, possíveis desdobramentos, prazos e custos de implementação etc. Há evidências empíricas de que a internet pode ser um suporte eficiente para a expressão de quadros de informação de diagnóstico, conforme discute este artigo.

Palavras-chave democracia; inclusão; informação de diagnóstico; internet; aprendizado.

 

Abstract From the point of view of the cognitive and informational inclusion, information should have some present certain characteristics in order to serve the deepening of democracy. The informational environment of a democracy should confront dogmatic belief systems and support diagnosis analysis of tradeoffs among effects of public policies, which should be framed in their aspects of expected benefits and necessary complements, with data on antecedents, alternatives, challenges, demands, limits, possible consequences, time of delivery, implementation costs etc. There is empirical evidence to support the notion that the internet can be an efficient means for the expression of frames of information for.

Keywords democracy; inclusion; information for diagnosis analysis; internet; learning.

Biografia do autor

Danilo Rothberg, Universidade Federal de São Carlos

Jornalista, mestre em comunicação e doutor em sociologia pela Unesp - Universidade Estadual Paulista, com pós-doutorado pela Open University (Inglaterra). Professor do Mestrado em Ciência, Tecnolo­gia e Sociedade da Universidade Federal de São Carlos através do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém Doutores (Prodoc) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC).

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Publicado

27/04/2009

Como citar

ROTHBERG, D. Informação de diagnóstico, democracia e inclusão digital | Diagnosis analysis, democracy and digital inclusion. Liinc em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i1.292. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3184. Acesso em: 25 abr. 2024.

Edição

Seção

Inclusão digital: para quê e para quem?