Os programas de inclusão digital do Governo Federal sob a óptica da competência informacional | Federal digital inclusion programmes from the viewpoint of informational competency

Autores

  • Elaine R. de Oliveira Lucas UDESC
  • Taliana da Silva Martins UDESC

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i1.293

Palavras-chave:

inclusão digital, competência informacional, governo eletrônico, exercício da cidadania, tecnologia da informação | digital inclusion, informational competency, electronic government, citizenship, information technology

Resumo

Resumo Apresenta um estudo sobre como o Governo Federal trabalha as desigualdades causadas pela exclusão digital. Neste contexto foram mapeadas as iniciativas públicas em inclusão digital na esfera federal, nos últimos dez anos considerando-as sob a óptica do conceito de competência informacional. Constatou-se que a política de governo eletrônico brasileiro está atrelada às iniciativas de inclusão digital e que o setor federal brasileiro está investindo na construção de uma infra-estrutura tecnológica de acesso e na capacitação tecnológica do cidadão. Ademais, cabe ainda ao Governo Federal aumentar os investimentos nas ações que possibilitam as camadas menos favorecidas da sociedade desenvolverem competências necessárias para o uso efetivo da informação, como recurso para o exercício da cidadania.

Palavras-chave inclusão digital; competência informacional; governo eletrônico; exercício da cidadania; tecnologia da informação


Abstract This is a study on how the Federal Government faces inequalities caused by digital exclusion (or “digital divide”). It maps out public initiatives in digital inclusion in the federal sphere in the last ten years, considered from the point of view of the concept of “informational competency”. Brazilian e-government policy is tied to digital inclusion and the federal government invests in building a technlogical acces infrastructure and in technological citizenship. Moreover, the government must increase investment in actions allowing least-favoured strata of society to develop the necessary competencies for the effective use of information as a resource for citizenship.

Keywords digital inclusion; informational competency; electronic government; citizenship; information technology

Biografia do autor

Elaine R. de Oliveira Lucas, UDESC

Professora do Depto de Biblioteconomia e Gestão da informação do Centro de Ciências Humanas e da Educação da
Universidade do Estado de Santa Catarina.

Taliana da Silva Martins, UDESC

Bacharel em Biblioteconomia – Gestão da Informação pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC),

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Publicado

29/04/2009

Como citar

LUCAS, E. R. de O.; DA SILVA MARTINS, T. Os programas de inclusão digital do Governo Federal sob a óptica da competência informacional | Federal digital inclusion programmes from the viewpoint of informational competency. Liinc em Revista, [S. l.], v. 5, n. 1, 2009. DOI: 10.18617/liinc.v5i1.293. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3185. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Inclusão digital: para quê e para quem?