Trabalho imaterial e produção de software no capitalismo cognitivo

Autores

  • Giuseppe Cocco Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Gilvan de Oliveira Vilarim Centro Universitário Serra dos Órgãos. Teresópolis - RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v5i2.315

Palavras-chave:

Trabalho imaterial, Capitalismo cognitivo, Engenharia de software, Computação em nuvem

Resumo

O artigo discute conceituações sobre a hegemonia do trabalho imaterial, focalizando sua produção cooperativa e a mobilização de subjetividades no capitalismo cognitivo; a produção de software é utilizada para identificar e analisar as características do trabalho imaterial. É feito um retrospecto da criação de software das suas origens até o momento atual da computação em nuvem e do software como serviço. Ressaltam-se as limitações da abordagem industrial para o software e a valorização e resistência de um trabalho vivo capaz de prover inovação nas condições de produção imaterial.
 
 
 
 
 
 
 
 

Referências

BOUTANG, Yann Moulier. Le capitalism cognitif: la nouvelle grande transformation. Paris: Éditions Amsterdam, 2007.

COCCO, Giuseppe. Trabalho e cidadania: produção e direitos na era da globalização. São Paulo: Cortez, 2001.

COCCO, Giuseppe. A nova qualidade do trabalho na era da informação. In: LASTRES, Helena M. M.; ALBAGLI, Sarita (orgs). Informação e globalização na era do conhecimento. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

FONSECA FILHO, Cléuzio. História da computação – teoria e tecnologia. São Paulo: LTr, 1999.

GORZ, André. O imaterial: conhecimento, valor e capital. São Paulo: Annablume, 2005.

______, André. Metamorfoses do trabalho. São Paulo: Annablume, 2003.

KNORR, Eric; GRUMAN, Galen. What cloud computing really means. Infoworld, 2008. Disponível em: http://www.infoworld.com/article/08/04/07/15FE-cloud-computingreality_1.html Acesso em 24.mai.2009.

HARDT, Michael; NEGRI, Antonio. Império. Rio de Janeiro: Record, 2006.

______. Multidão. Rio de Janeiro: Record, 2005.

JOHNSON, Bobbie. Cloud computing is a trap, warns GNU founder Richard Stallman. The Guardian, 2008. Disponível em: <http://www.guardian.co.uk/technology/2008/sep/29/cloud.computing.richard.stallman> Acesso em 24.mai.2009.

JOLLIVET, Pascal. NTIC e trabalho cooperativo reticular: do conhecimento socialmente incorporado à inovação sociotécnica. In: Cocco, Giuseppe; Galvão, Alexander Patez; Silva, Gerardo. Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

LAZZARATO, Maurizio. As revoluções do capitalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2006.

______, Maurizio. Puissances de l'invention: la psychologie économique de Gabriel Tarde contre l'économie politique. Paris: Les empêcheurs de penser em rond, 2002.

LAZZARATO, Maurizio; NEGRI, Antonio. Trabalho imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

MARAZZI, Christian. Capital and language: from the new economy to the war economy. Los Angeles: Semiotext(e), 2002.

MOULIER-BOUTANG, Yann. O território e as políticas de controle do trabalho no capitalismo cognitivo. In: COCCO, Giuseppe; GALVÃO, Alexander Patez; SILVA, Gerardo. Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

NEGRI, Antonio. Cinco lições sobre Império. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

______, Antonio. Os conflitos do Império. In: Jornal da UFRJ. Ano 4, n. 44, maio, 2009.

NEGRI, Antonio; HARDT, Michael. O trabalho de Dionísio: para a crítica do Estado pósmoderno. Juiz de Fora: UFJF-Pazulin, 2004.

PRESSMAN, Roger S. Engenharia de software. Rio de Janeiro: McGraw-Hill, 5.ed., 2002.

VILARIM, Gilvan de Oliveira; COCCO, Giuseppe. Produção de conhecimentos por meio de conhecimentos: a outra produção no capitalismo cognitivo. In: IX Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação, São Paulo-SP, 2008.

VIRNO, Paolo. Virtuosismo e revolução: a idéia de "mundo" entre a experiência sensível e a esfera pública. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

______, Paolo. Gramática da multidão: para uma análise das formas de vida contemporâneas. Santa Maria, 2003. Disponível em: http://es.wikipedia.org/wiki/Paolo_Virno. Acesso 24.mai.2009.

WEISSBERG, Jean-Louis. Entre produção e recepção: hipermediação, uma mutação dos saberes simbólicos. In: COCCO, Giuseppe; GALVÃO, Alexander Patez; SILVA, Gerardo. Capitalismo cognitivo: trabalho, redes e inovação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Downloads

Publicado

18/09/2009

Edição

Seção

Capitalismo cognitivo em debate