Semiose e fluxos informacionais: os agenciamentos coletivos e a condição de usuário em ambientes digitais | Semiotics and informational flows: collective arrangements and the user in digital environments
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v6i2.369Palavras-chave:
semiótica, Charles Sanders Peirce, informação, representação, produsageResumo
Resumo Muito presente nas definições de informação, a ideia de representação é também a base da semiótica de Charles Sanders Peirce. O texto se propõe a pensar a informação em relação a conceitos que permeiam a semiótica peirceana. Assim, busca relacionar informação, semiótica e fluxos digitalizados. Nesse contexto, o usuário convive com a necessidade de alterar seu papel tradicional, de modo a assumir tarefas de produção, publicação, seleção e mediação de informações. Atua como produser (BRUNS, 2008): além de acessar as informações digitalizadas, apropria-se delas, remixa e ressignifica, devora e reconstrói, republica e assume o lugar de mediador.
Palavras-chave semiótica; Charles Sanders Peirce; informação; representação; produsage
Abstract The idea of representation is frequently referenced in the definitions of information. It is also the basis of Charles Sanders Peirce's semiotics. This text proposes to consider the information connected to concepts that permeate peircean semiotics. Thus, it relates information, semiotics and digitized content. In this context, the user needs to change their traditional role and perform tasks like information production, publication, selection and mediation. The user acts like a produser (BRUNS, 2008): access digitalized information, remixes them, republic and become a mediator.
Keywords semiotics; Charles Sanders Peirce; information; representation; produsage
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