A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação

Autores

  • Mara Elaine Fonseca Rodrigues Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.410

Palavras-chave:

Articulação ensino-pesquisa, Formação profissional, Inovação, Profissional da Informação

Resumo

A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino.  No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação.

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Publicado

01/04/2011

Edição

Seção

XI Enancib: Ciência da Informação em foco