A articulação ensino-pesquisa como indicador de inovação na formação do profissional da informação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.410Palabras clave:
Articulação ensino-pesquisa, Formação profissional, Inovação, Profissional da InformaçãoResumen
A presente pesquisa tem como desafio apresentar aos docentes envolvidos no processo educativo-formativo do profissional da informação caminhos alternativos para a formação desse profissional. Apoiada no referencial teórico do paradigma científico emergente propõe-se a investigar as experiências inovadoras adotadas no processo de formação dos profissionais da informação, tendo o ensino com pesquisa como principal indicador para caracterizar essas inovações. Para tanto, utiliza uma abordagem de predominância qualitativa o que possibilita análises mais detalhadas e significativas. Os resultados alcançados evidenciam que os professores, de maneira geral, demonstram preocupação em vincular e articular ensino e pesquisa, reconhecendo a pesquisa como a grande geradora da construção do conhecimento. Pelos depoimentos colhidos pode-se dizer que os professores favorecem a articulação do ensino com a pesquisa, fazem referências às pesquisas que realizam e se utilizam de seus resultados na sua metodologia de ensino. No entanto, todo esse movimento não chega a representar uma ruptura paradigmática no processo de ensino-aprendizagem nas áreas de Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Referencias
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2002.
BARRETO, Aldo de A. O tempo e o espaço da ciência da informação. Transinformação, Campinas, v. 14, n. 1, p. 17-24, jan./jun. 2002.
BENHRENS, Marilda Aparecida. A Prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set./dez. 1999.
__________. O Paradigma emergente e a prática pedagógica. Petrópolis: Vozes, 2005
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 4 ed. Port: Porto, 1994.
CUNHA, Maria Isabel da. Relação ensino e pesquisa. In: VEIGA, Ilma P. A. (Org.). Didática: o ensino e suas relações. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996b. p. 115-126.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1997.
LUCARELLI, Elisa. Ensiñar y aprender em la universidad: la articulación teoría-práctica como eje de la innovación em el aula universitária. In: LINHARES, Célia F. et al. Ensinar e aprender: sujeitos, saberes e pesquisa. Rio de Janeiro: DP&A, 2000. p. 149-161.
MASETTO, Marcos Tarciso. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
__________. Inovação na educação superior. Interface, Botucatu, v.18, n. 14, p. 197-202, set./fev. 2004. Disponível em:<http://www.interface.org.br>. Acesso em: 15 jun. 2010.
MINAYO, Maria Cecília de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Rio de Janeiro: Abrasco, 1994.
OLIVEIRA, Marlene de; ARAÚJO, Eliany A. de. Os paradigmas da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e os novos contextos de informação. In: CASTRO, César Augusto (Org.).
Ciência da Informação e Biblioteconomia: múltiplos discursos. São Luis: EDUFMA; EDFAMA, 2002. Cap. 2, p. 36-49.
OLIVEIRA, Marlene de. Origem e evolução da ciência da informação. In: ____. Ciência da informação e biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 9-28.
SANTOS, Boaventura S. Um discurso sobre as ciências em transição para uma ciência pósmoderna. Revista de Estudos Avançados, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 46-70, maio/ago. 1988.
__________.. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.
_______________.. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1999.
_______________. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002a. v. 1
_______________. Um discurso sobre as ciências. 13. ed. Porto: Afrontamento, 2002b.
VEIGA, Ilma P. A.; RESENDE, Lúcia M. G.; FONSECA, Marília. Aula universitária e inovação. In: VEIGA, Ilma P.; CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária; a aula em foco. 3. Ed. Campinas, SP: Papirus, 2002, p.161-191.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Mara Elaine Fonseca Rodrigues

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0