Produção e comunicação da informação em CT&I – GT7 da Ancib

bibliometric analysis between the years of 2003 and 2009

Autores

  • Maria Cláudia Cabrini Gracio Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Ely Francina Tannuri de Oliveira Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.412

Palavras-chave:

Produção científica, Análise bibliométrica, Coautorias, Rede de colaboração científica, Indicadores de análise de redes sociais

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica da Ancib, no grupo de trabalho GT7, denominado Produção e Comunicação da Informação em CT&I, no período de 2003 a 2009, por meio dos indicadores bibliométricos, a partir dos quais se pode sinalizar o que é mais importante ou significativo dentro de um campo ou contexto científico, de modo a se analisar tendências, relações existentes ou processos. Os estudos bibliométricos constituem um método de abordagem para a análise do comportamento da ciência em um dado campo. De forma mais específica, por meio de indicadores de produção e ligação, objetiva-se evidenciar e retratar os autores mais produtivos, o tipo de autoria presente neste grupo, temáticas mais frequentes, as instituições mais produtivas e a rede de colaboração determinada pelas coautorias institucionais e seus indicadores, de forma a mapear e visualizar os principais pesquisadores e instituições deste GT, no período em estudo. O procedimento de pesquisa deu-se a partir do levantamento das 94 pesquisas apresentadas no período, onde consta a referência do trabalho, resumo e palavras-chave correspondentes. A partir das variáveis em estudo, foram feitas as análises referentes aos autores mais produtivos, temas mais contemplados, tipo de autoria e instituições mais produtivas. Construiu-se a rede de colaboração científica entre as instituições, utilizando-se o software Pajek e, por meio do software Ucinet, buscaram-se os indicadores de centralidade de grau (degree centrality), de intermediação (betweenness centrality) e de proximidade (closeness centrality), além do cálculo da densidade. Os resultados apontam 11 pesquisadores e 9 instituições como os mais produtivos. A rede de colaboração institucional gerada apresentou-se frágil, com baixa densidade e, no geral, as instituições participantes apresentaram baixos índices de centralidade. Como conclusão, observou-se que as temáticas concentram-se, em geral, em análises bibliométricas e seus indicadores, tomando como universo dados regionais e nacionais.


Referências

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Ementa do GT7. Disponível em: < http://www.ancib.org.br/grupos-detrabalho/gt-7-producao-e-comunicacao-da-informacao-em-ct-i/>. Acesso em: 30 jun. 2010.

BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias da informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005.

CALLON, M.; COURTIAL, J.-P.; PENAN, H. Cienciometría: la medición de la atividad científica: de la bibliometría a la vigilancia tecnológica. Astúrias: Ediciones Trea, 1995.

KATZ, J. S.; MARTIN, B. R. What is research collaboration?. Research Policy, v. 26, p.1-18, 1997.

MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, l998. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 04 jan. 2009.

MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais- aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.

NARIN, F.; OLIVASTRO, D.; STEVENS, K. S. Bibliometric theory, practive and problem. Evaluation Review, v. 18, n. 1, p. 65-76, 1994.

OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. Paris: OECD, 1997.

OLIVEIRA, E. F T.; GRÁCIO, M. C. C. Avaliação da produção científica em organização e representação do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIBs), a partir de indicadores bibliométricos. Projeto de Pesquisa (Processo 400237/2009-1) enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

(CNPq), Edital Nº 02/2009 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, 2009a.

__________. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT-2 da ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2009b.

OLMEDA GÓMEZ, C.; PERIANEZ- RODRIGUEZ, A.; OVALLE-PERANDONES, M. A.; Estructura de las redes de colaboración científica entre las universidades españolas. Ibersid 2008: revista de sistemas de información e comunicación, p.129-140, 2008.

OTTE, E.; ROUSSEAU, R. Social network analysis: a powerful strategy, also for the information sciences. Journal of information Science, v. 28, n. 6, p. 441-453, 2002.

SPINAK, E. Dicionário enciclopédico de bibliometria, cienciometria e informetria. Caracas: UNESCO, 1996.

________. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998.

VELHO, Lea M. L. S. Como medir a ciência?. Revista brasileira de tecnologia, v. 16, n. 1, p. 35-41, jan./fev. 1985.

WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.

Downloads

Publicado

01/04/2011

Edição

Seção

XI Enancib: Ciência da Informação em foco