Produção e comunicação da informação em CT&I – GT7 da Ancib
bibliometric analysis between the years of 2003 and 2009
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v7i1.412Palavras-chave:
Produção científica, Análise bibliométrica, Coautorias, Rede de colaboração científica, Indicadores de análise de redes sociaisResumo
O objetivo desta pesquisa é analisar a produção científica da Ancib, no grupo de trabalho GT7, denominado Produção e Comunicação da Informação em CT&I, no período de 2003 a 2009, por meio dos indicadores bibliométricos, a partir dos quais se pode sinalizar o que é mais importante ou significativo dentro de um campo ou contexto científico, de modo a se analisar tendências, relações existentes ou processos. Os estudos bibliométricos constituem um método de abordagem para a análise do comportamento da ciência em um dado campo. De forma mais específica, por meio de indicadores de produção e ligação, objetiva-se evidenciar e retratar os autores mais produtivos, o tipo de autoria presente neste grupo, temáticas mais frequentes, as instituições mais produtivas e a rede de colaboração determinada pelas coautorias institucionais e seus indicadores, de forma a mapear e visualizar os principais pesquisadores e instituições deste GT, no período em estudo. O procedimento de pesquisa deu-se a partir do levantamento das 94 pesquisas apresentadas no período, onde consta a referência do trabalho, resumo e palavras-chave correspondentes. A partir das variáveis em estudo, foram feitas as análises referentes aos autores mais produtivos, temas mais contemplados, tipo de autoria e instituições mais produtivas. Construiu-se a rede de colaboração científica entre as instituições, utilizando-se o software Pajek e, por meio do software Ucinet, buscaram-se os indicadores de centralidade de grau (degree centrality), de intermediação (betweenness centrality) e de proximidade (closeness centrality), além do cálculo da densidade. Os resultados apontam 11 pesquisadores e 9 instituições como os mais produtivos. A rede de colaboração institucional gerada apresentou-se frágil, com baixa densidade e, no geral, as instituições participantes apresentaram baixos índices de centralidade. Como conclusão, observou-se que as temáticas concentram-se, em geral, em análises bibliométricas e seus indicadores, tomando como universo dados regionais e nacionais.
Referências
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. Ementa do GT7. Disponível em: < http://www.ancib.org.br/grupos-detrabalho/gt-7-producao-e-comunicacao-da-informacao-em-ct-i/>. Acesso em: 30 jun. 2010.
BALANCIERI, R. et al. A análise de redes de colaboração científica sob as novas tecnologias da informação e comunicação: um estudo na Plataforma Lattes. Ciência da Informação, v. 34, n. 1, p. 64-77, 2005.
CALLON, M.; COURTIAL, J.-P.; PENAN, H. Cienciometría: la medición de la atividad científica: de la bibliometría a la vigilancia tecnológica. Astúrias: Ediciones Trea, 1995.
KATZ, J. S.; MARTIN, B. R. What is research collaboration?. Research Policy, v. 26, p.1-18, 1997.
MACIAS-CHAPULA, C. A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, l998. Disponível em: <http://www.ibict.br/cionline/>. Acesso em: 04 jan. 2009.
MARTELETO, R. M. Análise de redes sociais- aplicação nos estudos de transferência da informação. Ciência da Informação, v. 30, n. 1, p. 71-81, jan./abr. 2001.
NARIN, F.; OLIVASTRO, D.; STEVENS, K. S. Bibliometric theory, practive and problem. Evaluation Review, v. 18, n. 1, p. 65-76, 1994.
OKUBO, Y. Bibliometric indicators and analysis of research systems: methods and examples. Paris: OECD, 1997.
OLIVEIRA, E. F T.; GRÁCIO, M. C. C. Avaliação da produção científica em organização e representação do conhecimento no âmbito dos Encontros Nacionais de Pesquisa em Ciência da Informação (ENANCIBs), a partir de indicadores bibliométricos. Projeto de Pesquisa (Processo 400237/2009-1) enviado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
(CNPq), Edital Nº 02/2009 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, 2009a.
__________. A produção científica em organização e representação do conhecimento no Brasil: uma análise bibliométrica do GT-2 da ANCIB. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA DA ANCIB, ENANCIB, 10., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: ANCIB, 2009b.
OLMEDA GÓMEZ, C.; PERIANEZ- RODRIGUEZ, A.; OVALLE-PERANDONES, M. A.; Estructura de las redes de colaboración científica entre las universidades españolas. Ibersid 2008: revista de sistemas de información e comunicación, p.129-140, 2008.
OTTE, E.; ROUSSEAU, R. Social network analysis: a powerful strategy, also for the information sciences. Journal of information Science, v. 28, n. 6, p. 441-453, 2002.
SPINAK, E. Dicionário enciclopédico de bibliometria, cienciometria e informetria. Caracas: UNESCO, 1996.
________. Indicadores cienciométricos. Ciência da Informação, v. 27, n. 2, p. 141-148, 1998.
VELHO, Lea M. L. S. Como medir a ciência?. Revista brasileira de tecnologia, v. 16, n. 1, p. 35-41, jan./fev. 1985.
WASSERMAN, S.; FAUST, K. Social network analysis: methods and applications. Cambridge: Cambridge University Press, 1994.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Cláudia Cabrini Gracio, Ely Francina Tannuri de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0