Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions

Autores

  • Daniela Alves de Alves Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i1.470

Palavras-chave:

inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicas

Resumo

Resumo O presente artigo apresenta resultados de um diagnóstico das implicações das políticas públicas de inclusão digital nas escolas de ensino médio da microrregião de Viçosa. Analisamos a amplitude e os efeitos destas políticas para os jovens da referida região, explorando qualitativamente a dimensão da inclusão, especialmente através da análise dos usos da tecnologia por parte dos jovens considerados incluídos. Constatamos que a inserção dos jovens em políticas de inclusão digital através da escola é limitada e a internet tem sido usada pelos jovens entrevistados predominantemente como espaço de sociabilidade e de pesquisas escolares. O acesso à internet apresenta inúmeras desigualdades.

Palavras-chave inclusão digital, internet, rede sociotécnica, jovens, políticas públicas

Abstract This article presents results from the diagnosis of the implications of public policies for digital inclusion in secondary schools of the micro-region of Viçosa, Minas Gerais, Brazil. The amplitude and effect of these policies for the youngsters of this region were analyzed, exploring qualitatively the dimensions of the inclusion, especially through the analysis of the uses of technology by the teenagers considered. It could be verified that the insertion of these youngsters in digital inclusion policies at school is limited, and that the Internet has been used by the juveniles interviewed predominantly as a space for sociability and school research. Access to the Internet represents innumerable inequalities.

Keywords digital inclusion, internet, socio-technical web, youngsters, public policies

Biografia do autor

Daniela Alves de Alves, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de Viçosa

Downloads

Publicado

25/04/2012

Como citar

ALVES, D. A. de. Inclusão digital de jovens na microrregião de Viçosa/Minas Gerais: dimensões políticas e subjetivas | Digital inclusion of youngsters in the Viçosa/Minas Gerais micro region: political and subjective dimensions. Liinc em Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2012. DOI: 10.18617/liinc.v8i1.470. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3350. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Ciência, tecnologia e inovação social