Mangás, animes, juventude e socialização

um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa

Autores

  • Tiago Canário Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.481

Palavras-chave:

Cultura pop japonesa, Socialização, Efeito de Terceira Pessoa, Efeitos dos media, Juventude

Resumo

Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.

 

Referências

CARLOS, G. S. . Mangá: o fenômeno comunicacional no Brasil. In: X Intercom Sul, 2009, Blumenau. Intercom Sul, 2009.

COHEN, Jonathan; WEIMANN, Gabriel . Who's Afraid of Reality Shows?: Exploring the Effects of Perceived Influence of Reality Shows and the Concern Over Their Social Effects on Willingness to Censor. Communication Research, 35(3), 2008, p. 382-397.

DALMONTE, Edson Fernando. Dos efeitos fortes à hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa: uma verificação empírica. Contemporanea (Salvador. Impresso), v. 4, p. 51-72, 2006.

DAVISON, W. Phillips. The third-person effect in communication. Public Opinion Quarterly, 47(1), 1983: p. 1-15.

GUNTHER, Albert; J. STOREY, Douglas. The Influence of Presumed Influence. Journal of Communication, 53(2), 2003, 199–215.

GRAVETT, Paul. Mangá: como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.

GROENSTEEN, Thierry. L’univers des mangas: une introduction à la bande dessinée japonaise. Bruxelas : Casterman, 1991.

HARIDAKIS, Paul; RUBIN, Alan. Third-Person Effects in the Aftermath of Terrorism. Mass Communication & Society, 2005, 8(1), p. 39–59.

HIRATA, Tatiane; GUSHIKEN, Yuji . Scanlation: Práticas midiáticas e sistema de dádivas na reprodução, circulação e consumo de mangá. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul, Rio G. do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2010.

HUH, Jisu; DELORME, Denise E.; REID, Leonard N. Operationalizing the Second-Person Effect and Its Relationship to Behavioral Outcomes of Direct-to-Consumer Advertising. American Behavioral Scientist, 52(2), 2008, p. 186-207.

JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004

LUYTEN, S. B. Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2011.

MOLINÉ, Alfons. O grande livro dos mangás. São Paulo: Editora JBC, 2004

Oliver, Mary Beth; Yang, Hyeseung; Ramasubramanian, Srividya; Kim, Jinhee; Lee, Sangki. Exploring Implications of Perceived Media Reinforcement on Third-Person Perceptions. Communication Research, 35(6), 2008, p. 745-769.

SIQUEIRA, R. Otaku - fenômeno japonês exportado. Japão 100, mai de 2008. Disponível em <http://www.japao100.com.br/blog_culturapop/2008/05/23/otaku-fenomeno-japones-exportado/>. Acesso em: 04 ago. 11.

TAL-OR, Nurit; COHEN, Jonathan; TSFATI, Yariv; GUNTHER, Albert C. Testing causal direction in the influence of presumed media influence. Communication Research, 37(6), 2010, p.801 – 824.

WILLNAT, Lars. Mass media and political outspokenness in Hong Kong: Linking the third-person effect and the spiral of silence. International Journal of Public Opinion Research, 8(2), 1996, p. 187-212.

YANG, Kenneth. Consumers' attitudes toward regulation of internet auction sites: A third-person effect perspective. Internet Research, 15(4), 2005 p. 359-367.

Downloads

Publicado

19/12/2012