Mangás, animes, juventude e socialização
um estudo sobre o Efeito de Terceira Pessoa
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v8i2.481Palavras-chave:
Cultura pop japonesa, Socialização, Efeito de Terceira Pessoa, Efeitos dos media, JuventudeResumo
Desde as proposições de Phillips Davison (1983) e com quase três décadas de estudos do Efeito de Terceira Pessoa, é dada atenção à diferença de percepção dos efeitos dos media sobre sujeitos. O modelo é retomado para análise do consumo de histórias em quadrinhos e animações japonesas e a percepção de sua influência sobre a capacidade de interação social. Partindo de uma perspectiva não-direcional, com o contraste entre o forte apelo das produções e suas críticas, o estudo articula as influências percebidas por jovens sobre si, sobre amigos e sobre terceiros.
Referências
CARLOS, G. S. . Mangá: o fenômeno comunicacional no Brasil. In: X Intercom Sul, 2009, Blumenau. Intercom Sul, 2009.
COHEN, Jonathan; WEIMANN, Gabriel . Who's Afraid of Reality Shows?: Exploring the Effects of Perceived Influence of Reality Shows and the Concern Over Their Social Effects on Willingness to Censor. Communication Research, 35(3), 2008, p. 382-397.
DALMONTE, Edson Fernando. Dos efeitos fortes à hipótese de percepção do efeito de terceira pessoa: uma verificação empírica. Contemporanea (Salvador. Impresso), v. 4, p. 51-72, 2006.
DAVISON, W. Phillips. The third-person effect in communication. Public Opinion Quarterly, 47(1), 1983: p. 1-15.
GUNTHER, Albert; J. STOREY, Douglas. The Influence of Presumed Influence. Journal of Communication, 53(2), 2003, 199–215.
GRAVETT, Paul. Mangá: como o Japão reinventou os quadrinhos. São Paulo: Conrad, 2006.
GROENSTEEN, Thierry. L’univers des mangas: une introduction à la bande dessinée japonaise. Bruxelas : Casterman, 1991.
HARIDAKIS, Paul; RUBIN, Alan. Third-Person Effects in the Aftermath of Terrorism. Mass Communication & Society, 2005, 8(1), p. 39–59.
HIRATA, Tatiane; GUSHIKEN, Yuji . Scanlation: Práticas midiáticas e sistema de dádivas na reprodução, circulação e consumo de mangá. In: XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, 2010, Caxias do Sul, Rio G. do Sul. Anais do XXXIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. São Paulo : Intercom, 2010.
HUH, Jisu; DELORME, Denise E.; REID, Leonard N. Operationalizing the Second-Person Effect and Its Relationship to Behavioral Outcomes of Direct-to-Consumer Advertising. American Behavioral Scientist, 52(2), 2008, p. 186-207.
JUNIOR, Gonçalo. A guerra dos gibis: A formação do mercado editorial brasileiro e a censura aos quadrinhos, 1933-1964. São Paulo: Companhia das Letras, 2004
LUYTEN, S. B. Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses. São Paulo: Hedra, 2011.
MOLINÉ, Alfons. O grande livro dos mangás. São Paulo: Editora JBC, 2004
Oliver, Mary Beth; Yang, Hyeseung; Ramasubramanian, Srividya; Kim, Jinhee; Lee, Sangki. Exploring Implications of Perceived Media Reinforcement on Third-Person Perceptions. Communication Research, 35(6), 2008, p. 745-769.
SIQUEIRA, R. Otaku - fenômeno japonês exportado. Japão 100, mai de 2008. Disponível em <http://www.japao100.com.br/blog_culturapop/2008/05/23/otaku-fenomeno-japones-exportado/>. Acesso em: 04 ago. 11.
TAL-OR, Nurit; COHEN, Jonathan; TSFATI, Yariv; GUNTHER, Albert C. Testing causal direction in the influence of presumed media influence. Communication Research, 37(6), 2010, p.801 – 824.
WILLNAT, Lars. Mass media and political outspokenness in Hong Kong: Linking the third-person effect and the spiral of silence. International Journal of Public Opinion Research, 8(2), 1996, p. 187-212.
YANG, Kenneth. Consumers' attitudes toward regulation of internet auction sites: A third-person effect perspective. Internet Research, 15(4), 2005 p. 359-367.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Tiago Canário

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0