Indicadores de “transparência ativa” em instituições públicas
análise dos portais de universidades públicas federais
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v9i2.616Palavras-chave:
Lei de acesso à informação, Universidades Públicas, Portais universitários, Transparência ativa.Resumo
Diretrizes da lei de acesso à informação e do seu decreto de regulamentação estabelecem padrões para os sites das instituições públicas relacionados ao conceito de “transparência ativa”. A pesquisa busca identificar a existência desses padrões nos portais das universidades públicas federais e com isso construir indicadores de « transparência ativa » nessas instituições objetivando verificar o grau de implicação das universidades na implementação da lei. Foi realizado um levantamento nos portais de dez universidades dos estados do sudeste e do centro-oeste, complementado com pesquisa documental. Os resultados demonstram um desempenho desigual quanto à aplicação das diretrizes de transparência ativa nas universidades.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Georgete Medleg Rodrigues

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0