Redes sociais e educação

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Autores

  • Nelson De Luca Pretto Universidade Federal da Bahia. Salvador, Bahia, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.643

Palavras-chave:

Redes Sociais, Educação, Ativismo, Políticas Educacionais

Resumo

O artigo parte de uma breve descrição das recentes manifestações populares ocorridas no Brasil em protesto contra diversos aspectos da economia e da política brasileira. Partindo da diversidade de bandeiras de luta destes movimentos, analisa a concepção de ciência por trás das críticas feitas a eles. Descreve a apropriação das tecnologias de informação e comunicação pela juventude na cobertura destes eventos e a crise instalada na tradicional mídia de massa. O texto analisa os conceitos de educação que estão postos em debate, fazendo uma crítica à visão produtivista que toma conta da educação em todo o mundo. A partir destas considerações, propõe a implantação de um “ecossistema pedagógico de aprendizagem e de produção de culturas e conhecimento” como sendo uma das possibilidades para a escola enfrentar os desafios contemporâneos.

 

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Publicado

28/05/2014