Crowdsourcing na música

análise de caso do projeto song reader do cantor Beck Hansen

Autores

  • Cristiano Max Pereira Pinheiro Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Mauricio Barth Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Rio Grande do Sul, Brasil.
  • Luciana Leie Federação dos Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo. Rio Grande do Sul, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.654

Palavras-chave:

Beck Hansen, Crowdsourcing, Música, Song Reader

Resumo

Este estudo busca analisar como o projeto Song Reader do cantor Beck Hansen utilizou o Crowdsourcing e como os participantes sentiram-se ao fazer parte do mesmo. Para isso, foram realizadas entrevistas com usuários do Youtube que postaram no site suas versões das canções das músicas do projeto; também, foram analisados dois reviews de sites de notícias. O foco da análise buscou identificar quais os perfis das pessoas que participaram do projeto, entender que tipos de participação/interação foram geradas com o projeto, analisar quais as motivações que levaram as pessoas a participar do projeto e, por fim, entender como essas pessoas avaliaram a experiência. Ao fim do estudo, pode-se deixar mais claro que, no ramo da música, gerar experiência com o público pode ser fundamental. Afinal, as pessoas anseiam, almejam e sentem algo ao ouvir as canções, e é disso que a experiência trata: sobre como fazer com que as pessoas sintam e se envolvam. Para isso, é preciso conhecer o público, e foi justamente o que o projeto Song Reader demonstrou neste trabalho, atendendo e gerando repercussão em seus diferentes públicos: os amadores, os artistas e a mídia.

 

Referências

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Publicado

28/05/2014