Crowdsourcing na música
análise de caso do projeto song reader do cantor Beck Hansen
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.654Palavras-chave:
Beck Hansen, Crowdsourcing, Música, Song ReaderResumo
Este estudo busca analisar como o projeto Song Reader do cantor Beck Hansen utilizou o Crowdsourcing e como os participantes sentiram-se ao fazer parte do mesmo. Para isso, foram realizadas entrevistas com usuários do Youtube que postaram no site suas versões das canções das músicas do projeto; também, foram analisados dois reviews de sites de notícias. O foco da análise buscou identificar quais os perfis das pessoas que participaram do projeto, entender que tipos de participação/interação foram geradas com o projeto, analisar quais as motivações que levaram as pessoas a participar do projeto e, por fim, entender como essas pessoas avaliaram a experiência. Ao fim do estudo, pode-se deixar mais claro que, no ramo da música, gerar experiência com o público pode ser fundamental. Afinal, as pessoas anseiam, almejam e sentem algo ao ouvir as canções, e é disso que a experiência trata: sobre como fazer com que as pessoas sintam e se envolvam. Para isso, é preciso conhecer o público, e foi justamente o que o projeto Song Reader demonstrou neste trabalho, atendendo e gerando repercussão em seus diferentes públicos: os amadores, os artistas e a mídia.
Referências
AZZAM, Tarek. Finding a Comparison Group: Is Online Crowdsourcing a Viable Option? American Journal of Evaluation, v. 34, Sep. 2013, p. 372-384.
BECK HANSEN. Song Reader. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2013.
BRITTON, Constance J. Crowdsourcing: divide the work and share the success. Library Hi Tech News, v. 30, 2013.
GIL, A. C. Como Elaborar Projetos De Pesquisa. 4. Ed. São Paulo: Atlas, 2002.
HOWE, J. Crowdsourcing – Why The Power Of The Crowd Is Driving The Future Of Business. Nova York: Crown Business, 2008.
WANG, Aobo. Perspectives on crowdsourcing annotations for natural language processing. Language Resources and Evaluation, v. 47, Mar. 2013, p. 9-31.
WINTER, C. How Media Prosumers Contribute To Social Innovation In Today's New Networked Music Culture And Economy. International Journal Of Music Business Research, Vol. 1, No. 2, p. 46-73, Out. 2012.
YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cristiano Max Pereira Pinheiro, Mauricio Barth, Luciana Leie

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0