Editando a violência
os vídeos “amadores” de quatro webTVs jornalísticas sobre as Jornadas de Junho
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.661Palavras-chave:
Vídeo Amador, WebTV, Jornalismo Audiovisual, Convergência, Violência.Resumo
O artigo tem como objetivos: 1) caracterizar os vídeos “amadores” publicados por quatro webTVs (TV Estadão, O Globo Vídeos, TV ZH e TV O Tempo) sobre os protestos de junho de 2013; e 2) discutir em que medida eles se aproximam da noção de "imagens violentas" (JOST, 2007). Discutimos as características das imagens “amadoras” e sua legitimação nas produções audiovisuais de redações jornalísticas convergentes. No estudo empírico, apresentamos as diferentes estratégias de captação e edição adotados pelas webTVs na cobertura dos protestos. Ao final, destacamos a diversidade de vídeos e problematizamos a "violência" das imagens das Jornadas de Junho.
Referências
ALZAMORA, Geane. Entre a TV e a internet: mediações sobrepostas em IReport for CNN. In.: SOSTER, Demétrio; LIMA JR., Walter (org.) Jornalismo digital: audiovisual, convergência e colaboração. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 2011. p.84-104.
BARBERO, Heródoto; LIMA, Paulo Rodolfo. Manual de Telejornalismo - os segredos da notícia na TV. 2a edição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
BARBOSA, Suzana. Convergência jornalística em curso: as iniciativas para integração de redações no Brasil. In.: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo online: modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ; Porto Alegre: Sulina, 2009, p.35-55.
BRASIL, A; MIGLIORIN, C. A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n. 22, p.126-141, 2010.
CARVALHO, Carlos Alberto; LAJE, Leandro. O acontecimento em novas estratégias de autenticação televisiva. Ciberlegenda, Rio de Janeiro, n.27, p. 34-46, 2012
CASTELLS, Manuel. Power Communication. Oxford: University Press, 2009.
D'ANDRÉA, Carlos. WebTVs no cenário da(s) convergência(s): a produção audiovisual por veículos jornalísticos de tradição impressa. In: LONGHI, Raquel; D'ANDRÉA, Carlos (horas.). Jornalismo convergente: reflexões e experiências. Florianópolis: Insular, 2012, p.33-49.
D´ANDRÉA, Carlos; ZILLER, Joana. Imagens violentas nas manifestações de 2013: multiplicidades, estética e dissenso nas narrativas em vídeo de comuns e de instituições (no prelo, 2014).
FELINTO, Erick. Videotrash: o YouTube e a Cultura do "Spoof" na Internet. In: XVI En-contro Anual da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2007, Curitiba. Anais..., Curitiba, 2007.
JOST, François. Les images du 11 septembre sont-elles des images violentes? In: DAYAN, Daniel (org.). La terreur spetacle: terrorisme et télévision. Bruxelas: De Boeck, 2006.
____________. Compreender a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2007.
KISCHINHEVSKY, Marcelo. Convergência nas redações: mapeando os impactos do novo cenário midiático sobre o fazer jornalístico. In.: RODRIGUES, Carla (org.). Jornalismo online: modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-RJ; Porto Alegre: Sulina, 2009, p.57-74.
LEAL, Bruno; VALLE, Flávio. O telejornalismo entre a paleo e a neotevê. Contemporâ-nea, Salvador, v. 6, p. 01-14, 2008.
LIMA, Paulo Cesar Greenhalgh de Cerqueira. Transição para a convergência de redações - Um estudo de caso. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2011, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro, 2011.
MARTÍN-BARBERO, Jesus. As formas mestiças da mídia. Pesquisa FAPESP Online, edição 163, p. 10-15, setembro 2009. Entrevista concedida à Mariluce Moura.
SALAVERRÍA, Ramón; GARCÍA AVILÉS, José Alberto. La convergencia tecnológica en los medios de comunicación: retos para el periodismo. Trípodos, Barcelona: Universitat Ramon Llull, n. 23, p. 31-47, 2008.
SILVA, Fernando Firmino. Repórteres em campo com tecnologias móveis conectadas: Uma abordagem teórica sobre convergência e mobilidade. In: IX Encontro Nacional dos Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), 2011, Rio de Janeiro. Anais..., Rio de Janeiro, 2011.
TIETZMANN, Roberto; ROSSINI, Miriam de Souza. O registro da experiência no audiovi-sual de acontecimento contemporâneo. In: 22º Encontro Nacional da Compós, 2013, Sal-vador. Anais..., Salvador, 2013.
THOMAZ, Patrícia. A narrativa experimental da videoreportagem na produção da obra autoral. Comunicação e Informação, v.10, nº 1, p.92- 101, jan/jun. 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos Frederico de Brito dAndrea

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0