O Brasil e o movimento social global

uma análise dos eventos de junho de 2013 em perspectiva histórica

Autores

  • Cesar Ricardo Siqueira Bolaño Universidade Federal de Sergipe. Sergipe, Brasil.
  • Adilson Vaz Cabral Filho Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.667

Palavras-chave:

Comunicação, Economia Política, Movimentos Sociais, Megaeventos Esportivos

Resumo

 

Este artigo se propõe a analisar os movimentos sociais contemporâneos a partir de manifestações recentes em diferentes países como Egito, Tunísia, Espanha, Estados Unidos, México, Turquia e Brasil. Tendo como ponto de partida as questões em disputa em torno dos movimentos sociais brasileiros na relação de contrastes e semelhanças com outros países citados, busca compreender e oferecer pistas para sua configuração e identidade, para a plataforma de atuação e demandas que empreendem e para as interações e vinculações desses movimentos com movimentos sociais tradicionais, partidos e o posicionamento em relação à democracia representativa. Trata-se de uma abordagem teórica dos conceitos envolvidos, em torno do tema e do enfoque proposto, mas também descritiva e analítica, em torno das questões que estes movimentos sociais contemporâneos inserem no debate, como o diálogo entre demandas econômicas, políticas e socioculturais; a relação com o Estado e organizações tradicionais da sociedade, como partidos e sindicatos, e a relação com as mídias tradicionais e contemporâneas.

Referências

CASTELS, Manuel. La era de la información, vol. 1 – La sociedad en red. Madrid: Alianza Editorial, 1996.

DAGNINO, Evelina. “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?” In MATO, Daniel (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Univ. Central de Venezuela (p. 95-110), 2004.

FURTADO, Celso. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, coleção Os Economistas, 1969.

GOHN, Maria da Glória e BRINGEL, Breno M. (orgs.). Movimentos sociais na era global. Petrópolis, Vozes, 2012.

LOPES, Ruy Sardinha. Informação, conhecimento e valor. São Paulo: Radical Livros, 2008.

ORTELLADO, Pablo. Os protestos de junho entre o processo e o resultado. In: 20 centavos: a luta contra o aumento. São Paulo: Veneta, 2013.

Downloads

Publicado

28/05/2014

Edição

Seção

Economia política da informação, da comunicação e da cultura