O Brasil e o movimento social global
uma análise dos eventos de junho de 2013 em perspectiva histórica
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i1.667Palabras clave:
Comunicação, Economia Política, Movimentos Sociais, Megaeventos EsportivosResumen
Este artigo se propõe a analisar os movimentos sociais contemporâneos a partir de manifestações recentes em diferentes países como Egito, Tunísia, Espanha, Estados Unidos, México, Turquia e Brasil. Tendo como ponto de partida as questões em disputa em torno dos movimentos sociais brasileiros na relação de contrastes e semelhanças com outros países citados, busca compreender e oferecer pistas para sua configuração e identidade, para a plataforma de atuação e demandas que empreendem e para as interações e vinculações desses movimentos com movimentos sociais tradicionais, partidos e o posicionamento em relação à democracia representativa. Trata-se de uma abordagem teórica dos conceitos envolvidos, em torno do tema e do enfoque proposto, mas também descritiva e analítica, em torno das questões que estes movimentos sociais contemporâneos inserem no debate, como o diálogo entre demandas econômicas, políticas e socioculturais; a relação com o Estado e organizações tradicionais da sociedade, como partidos e sindicatos, e a relação com as mídias tradicionais e contemporâneas.
Referencias
CASTELS, Manuel. La era de la información, vol. 1 – La sociedad en red. Madrid: Alianza Editorial, 1996.
DAGNINO, Evelina. “¿Sociedade civil, participação e cidadania: de que estamos falando?” In MATO, Daniel (coord.), Políticas de ciudadanía y sociedad civil en tiempos de globalización. Caracas: FACES, Univ. Central de Venezuela (p. 95-110), 2004.
FURTADO, Celso. Teoria e política do desenvolvimento econômico. São Paulo: Abril Cultural, coleção Os Economistas, 1969.
GOHN, Maria da Glória e BRINGEL, Breno M. (orgs.). Movimentos sociais na era global. Petrópolis, Vozes, 2012.
LOPES, Ruy Sardinha. Informação, conhecimento e valor. São Paulo: Radical Livros, 2008.
ORTELLADO, Pablo. Os protestos de junho entre o processo e o resultado. In: 20 centavos: a luta contra o aumento. São Paulo: Veneta, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Cesar Ricardo Siqueira Bolaño, Adilson Vaz Cabral Filho

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0