Propriedade intelectual, comunidades tradicionais e patrimônio imaterial em museus de ciência e tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.718Palavras-chave:
Museus, Tecnologia, Propriedade Intelectual, Conhecimentos Tradicionais, RegistroResumo
As concepções patrimoniais que muitas vezes aprisionavam o bem cultural imaterial na idéia de “usos e costumes sem valor para comercialização”, pois a essência da preservação seria mais importante do que sua mercantilização, têm caído por terra nas últimas décadas com as discussões de promoção de sustentabilidade, redução da informalidade econômica, combate à exclusão social e elaboração de políticas públicas. Propõe-se nesse trabalho que os museus de ciência e tecnologia no Brasil devem atuar na difusão e popularização da C,T&I junto à sociedade, envolvendo órgãos governamentais, instituições científicas/comerciais e universidades na extensão tecnológica direcionada às associações de artesãos para a informação/formação, a apropriação e o uso de instrumentais que garantam os direitos de Propriedade Intelectual na conquista da cidadania e elevação da qualidade de vida individual e coletiva. Considera-se que a existência de distintas formas/concepções de registro, quando atuam de forma colaborativa, congregando o museu como um importante aliado na popularização da C,T&I junto à sociedade, servem com maior eficácia à proteção dos produtos e modos de saber-fazer, complementando as lacunas presentes na legislação.
Referências
ALMEIDA, Diego Perez; MONDE, Isabela Guimarães Del; PINHEIRO, Patricia Peck (Coord.). Manual de Propriedade Intelectual. São Paulo: UNESP, 2012-2013.
ARTESÃS ESTÃO ORGULHOSAS com a Indicação Geográfica. In: Ecofinanças - Economia e Finanças – Notícias (12/04/2013). Disponível em: <http://www.ecofinancas.com/noticias/artesas-estao-orgulhosas-indicacao-geografica>. Acesso em: 13/05/2014.
BELAS, Carla Arouca. O INRC e a Proteção dos Bens Culturais. In: MOREIRA, Eliane et alii. (Orgs.) Anais Propriedade Intelectual e Patrimônio Cultural – proteção do conhecimento e das expressões culturais tradicionais. Belém-PA: CESUPA/MPEG, 2004. pp.33-47.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
DIVINA PASTORA mostrou a sua cultura e suas tradições. In: Ecofinanças - Economia e Finanças – Notícias (28/01/2013). Disponível em: <http://www.ecofinancas.com/noticias/divina-pastora-mostrou-cultura-tradicoes>. Acesso em: 13/05/2014.
GUIMARÃES FILHO, Clóvis. Uma estratégia de inserção no mercado para produtos do Semiárido (Certificação de Indicação Geográfica). Disponível em: <http://www.seagri.ba.gov.br/sites/default/files/4_socioeconomia02v9n1.pdf>. Acesso em: 19/05/2014.
HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.
JUNGMANN, Diana de Mello; BONETTI , Esther Aquemi. Inovação e propriedade intelectual: guia para o docente . Brasilia: SENAI, 2010. 93 p.
KIPPER, Liane Mählmann; GRUNEVALD, Isabel; NEU, Daiane Ferreira Prestes. Manual de Propriedade Intelectual. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2011.
LEÃO, Silvia de Souza. Os primeiros registros de patentes de pesquisas do Museu Goeldi. 22/05/2013. Disponível em: <http://www.museu-goeldi.br/portal/content/os-primeiros-registros-de-patentes-de-pesquisas-do-museu-goeldi-0>. Acesso em: 01/07/2014.
LEMOS, Ronaldo. Propriedade Intelectual (Caderno de Direito). Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2011.
MCT. Livro Azul da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia/Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, 2010.
MCT/MPEG. Plano Diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi (2006-2010). Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2006.
PELEGRINI, Sandra de Cássia Araújo. Patrimônio cultural: consciência e preservação. São Paulo: Brasiliense, 2009.
____; FUNARI, Pedro Paulo. O que é Patrimônio Cultural imaterial. Col. Primeiros Passos, 331. São Paulo: Brasiliense, 2008.
REIS, Ana Carla Fonseca; MARCO, Kátia (orgs.) Economia da Cultura. Idéias e vivências. Rio de Janeiro: Publit, 2009.
RUSSO, Suzana Leitão; SILVA, Gabriel Francisco da; NUNES, Maria Augusta Silveira Netto (Orgs). Capacitação em inovação tecnológica para empresários. São Cristóvão: Editora UFS, 2012.
SAIAS, Marco Alexandre. A Propriedade Intelectual e os museus. Uma ferramenta para sustentabilidade. In: Actas Encontro Museus e Sustentabilidade Financeira. Porto: ICOM, 2011. 10p.
WANGHON, Moisés de Oliveira; COSTA, Cíntia Reis. Indicações Geográficas como instrumento de proteção do patrimônio cultural imaterial. In: Revista da ABPI, n. 73, Novembro/Dezembro, 2004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Janaina Cardoso de Mello

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0