Os desafios editoriais dos NewsGames
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v10i2.730Palavras-chave:
Games, Newsgames, Infográficos Digitais, Jornalismo Online, Jornalismo Digital.Resumo
O artigo analisa a produção acadêmica contemporânea sobre o desenvolvimento dos newsgames no jornalismo digital. Através do método da revisão bibliográfica, sistematizamos as discussões dos principais pesquisadores internacionais, indicando os desafios editoriais dos jogos noticiosos e apontando as principais modalidades, categorias e tendências. Como conclusão, notamos que essa experiência contribui para aprimorar a compreensão do contexto amplo da notícia. Ao programar as possibilidades de interação no âmbito das regras do jogo, o newsgame pode promover graus avançados de interatividade, sem prejudicar o compromisso com a informação.
Referências
AAYESHAH, Wajeehah. Playing with News: Digital Games in Journalism Education. Asia Pacific Media Educator, 2012, p. 22-29. DOI: 10.1177/1326365X1202200104. Disponível em: http://ame.sagepub.com/content/22/1/29. Acesso em: 6 jul. 2014.
ANDRADE, Luiz Adolfo de. Games em pauta: A relação entre jogos eletrônicos, weblogs e jornalismo online1. In: CONGRESSO DE ESTUDANTES DE PÓS-GRADUAÇÃO EM COMUNICAÇÃO, 3., 2008, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: UERJ, 2008. p. 1-16
AMARAL, Ricardo C. G. Infográfico jornalístico de terceira geração: análise do uso da multimidialidade na infografia. 2010. 245 f. Dissertação (Mestrado em Jornalismo). Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
ARAÚJO, Daniela Camila de. Quem matou quem: interações entre jogo e jogador no newsgame SCI. 2013. 169 f. Dissertação (Mestrado em Divulgação Científica e Cultural) - Departamento de Instituto de Estudos da Linguagem / Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo, Unicamp, Campinas, 2013.
BOGOST, Ian. FERRARI, Simon, SCHWEIZER, Bobby. Newsgames: Journalism at play. Massachussets: MIT, 2010.
BURTON, Jon. News-Game Journalism: History, Current Use And Possible Futures. Australian Journal of Emerging Technologies and Society, Melbourne, v 3, n. 2. p. 87-99. 2005.
CARLOS, Welliton. Newsgames: webjornalismo e conexões com jogos eletrônicos. Renefara, Goiânia, v.2, n.2, 2012. Disponível em < http://www.fara.edu.br/sipe/index.php/renefara/article/view/65/55>. Acesso em: 6 jul de 2014.
DROWNE, K. M.; HUBER, P. The 1920s: american popular culture through history. Westport: Greenwood, 2004.
DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa em Comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.
LONGHI, R. R.. Infografia on-line: narrativa intermídia. Estudos em Jornalismo e Mídia, Florianópolis, v. 6, n. 1, 2009. Disponivel em: < https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n1p187 >. Acesso em 6 jul 2014.
_______________. Bearing Witness, Jornalismo em Flash e formatos da linguagem jornalística digital. Revista Contracampo, Niterói, n. 21, 2010. Disponivel em: <http://www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/view/18/51 >. Acessado em 6 jul. 2014.
MARQUES, Pedro Dias. Jogos Sérios: ferramentas do novo jornalismo. 2013. 515 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação Social) - Departamento de Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, Universidade Técnica de Lisboa, Lisboa, 2013. Disponível em: <http://www.repository.utl.pt/bitstream/10400.5/6172/2/Dissertação_Pedro_Marques.pdf>. Acesso em: 6 jul. 2014
MÓDOLO, Cristiane M. Infográficos na mídia impressa: um estudo semiótico na revista Mundo Estranho. 2008. 167 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Bauru, 2008.
SICART, Miguel. Newsgames: Theory and Design. In: Entertainment Computing – ICEC 2008: Lecture Notes in Computer Science, volume 5309/2009, Nov. 2008, pp. 27-33.
TEIXEIRA, Tattiana. O futuro do presente: os desafios da Infografia jornalística. Revista Ícone, Recife, v. 11, n. 2, p. 1-17, 2009.
TREANOR, Mike; MATEAS, Michael. Newsgames: Procedural rhetoric meets political cartoons. In: Digital Games Research Association-DIGRA, Londres, 2009.
SILBERMAN, M. Active Learning: 101 Strategies To Teach Any Subject. Bostin, Allyn and Bacon, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Andre Azevedo da Fonseca, Leonardo Caruso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0