A internet como instrumento da democracia

Autores

  • Roseane Andrelo Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.
  • Wanessa Valeze Ferrari Bighetti Universidade Estadual Paulista. São Paulo, SP, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.745

Palavras-chave:

Memória Organizacional, Imagem, Reputação, Democracia, Internet.

Resumo

Preservar a memória organizacional das instituições públicas significa manter viva a história de uma sociedade, realizar a gestão da comunicação, fortalecer a imagem institucional e, dessa forma, construir uma boa reputação. Diante disso, instituições como o Senado brasileiro e o Parlamento do Reino Unido estão investindo em espaços virtuais para a preservação da memória. Efetuar um estudo comparativo entre as ferramentas e as formas utilizadas para a preservação da memória pelas duas instituições é o principal objetivo do presente trabalho. A metodologia consistiu na elaboração de categorias que versam sobre três eixos: democracia, internet e memória.

 

Referências

ARGENTI, Paul. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elservier: 2006.

BEZERRA, H. D.; JORGE, V. L. Democracia digital e participação política no Brasil. In: 34º Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Caxambu, MG, 2010.

D’ALMEIDA, N. Memória Organizacional, narrativa de uma experiência bem-sucedida ao longo do tempo. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ano 11, n.20, 2014. Disponível em: < http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/696>. Acesso em: 6/11/14

NASSAR, Paulo. Reputação é memória. Observatório da Imprensa. 14 nov.2006 Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/reputacao _e_memoria>. Acesso em: 26/08/2013

NASSAR, Paulo. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora:2008.

NASSAR, Paulo (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.

NASSAR, Paulo. A mãe de todas as responsabilidades. 21 ago. 2007. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_mae_de_todas_as_ responsabilidades>. Acesso em 10/09/2013.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. De Yara Khoury. Projeto História, São Paulo – Revistado Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10, p.7-28, dez. 1993.

ROTHBERG, D. Por uma agenda de pesquisa em democracia eletrônica. Opinião Pública, Campinas: 2008.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

29/05/2015

Edição

Seção

Memória na era digital: desafios às humanidades e aos estudos da informação