A internet como instrumento da democracia
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.745Palabras clave:
Memória Organizacional, Imagem, Reputação, Democracia, Internet.Resumen
Preservar a memória organizacional das instituições públicas significa manter viva a história de uma sociedade, realizar a gestão da comunicação, fortalecer a imagem institucional e, dessa forma, construir uma boa reputação. Diante disso, instituições como o Senado brasileiro e o Parlamento do Reino Unido estão investindo em espaços virtuais para a preservação da memória. Efetuar um estudo comparativo entre as ferramentas e as formas utilizadas para a preservação da memória pelas duas instituições é o principal objetivo do presente trabalho. A metodologia consistiu na elaboração de categorias que versam sobre três eixos: democracia, internet e memória.
Referencias
ARGENTI, Paul. Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Rio de Janeiro: Elservier: 2006.
BEZERRA, H. D.; JORGE, V. L. Democracia digital e participação política no Brasil. In: 34º Encontro Nacional da Associação de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs). Caxambu, MG, 2010.
D’ALMEIDA, N. Memória Organizacional, narrativa de uma experiência bem-sucedida ao longo do tempo. Organicom: Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, São Paulo, ano 11, n.20, 2014. Disponível em: < http://www.revistaorganicom.org.br/sistema/index.php/organicom/article/view/696>. Acesso em: 6/11/14
NASSAR, Paulo. Reputação é memória. Observatório da Imprensa. 14 nov.2006 Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/reputacao _e_memoria>. Acesso em: 26/08/2013
NASSAR, Paulo. Relações públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória das organizações. São Caetano do Sul: Difusão Editora:2008.
NASSAR, Paulo (org.). Memória de empresa: história e comunicação de mãos dadas, a construir o futuro das organizações. São Paulo: Aberje, 2004.
NASSAR, Paulo. A mãe de todas as responsabilidades. 21 ago. 2007. Disponível em: <http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/a_mae_de_todas_as_ responsabilidades>. Acesso em 10/09/2013.
NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Trad. De Yara Khoury. Projeto História, São Paulo – Revistado Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP, n. 10, p.7-28, dez. 1993.
ROTHBERG, D. Por uma agenda de pesquisa em democracia eletrônica. Opinião Pública, Campinas: 2008.
Descargas
Archivos adicionales
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Roseane Andrelo, Wanessa Valeze Ferrari Bighetti

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0