Reflexões sobre o patrimônio digital a partir da experiência do projeto Arquigrafia
reflections on the Arquigrafia project
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v11i1.772Palavras-chave:
Imagem, Patrimônio Digital, Ambiente Colaborativo, Web.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre os desafios documentários e tecnológicos relativos à conservação, digitalização, catalogação e difusão web de imagens a partir da experiência do projeto multidisciplinar Arquigrafia (www.arquigrafia.org.br). O Arquigrafia é desenvolvido como um ambiente colaborativo de compartilhamento de imagens na web, aberto a fotografias de acervos institucionais e também de coleções particulares de seus usuários. O artigo apresenta a necessidade de que esse conjunto informacional seja organizado e disponibilizado, bem como as especificidades da representação descritiva e temática para a recuperação eficaz do patrimônio digital. Além de questões relacionadas aos financiamentos dos projetos de digitalização dos acervos e preservação dos originais e arquivos digitais, o artigo discute a necessidade do estabelecimento de uma política pública, que incorpore as normas mais recentes e a metodologia mais adequada para o tratamento, organização e recuperação da informação, referente ao patrimônio digital que vem sendo gerado nas instituições de memória, como as bibliotecas, arquivos e museus das universidades públicas brasileiras.
Referências
MACAMBYRA, M. M.; ESTORNIOLO FILHO, J. Propostas para tratamento de imagens de arte. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 15., 2008. São Paulo, 2008.
MARCONDES, C.H.et al.(Org.). Bibliotecas digitais: saberes e práticas. 2ªed. Salvador/Brasilia (DF): EDUFBA/IBICT, 2006.
MORENO, C. T. C. Sobre pontes: o imperativo da interdisciplinaridade no mundo das bibliotecas digitais. Revista USP. São Paulo, n.80, p.88-95, dez./fev. 2008-9.
RAMALHO, R.A.S.; OUCHI, M.T. Tecnologias semânticas: novas perspectivas para a representação de recursos informacionais. Inf. Inf., Londrina, v. 16, n. 3, p. 60-75, jan./jun. 2011. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2013.
SILVA, R.E.; SANTOS, P.L.V.C. Requisitos Funcionais para Registros Bibliográficos (FRBR): considerações sobre o modelo e sua implementabilidade. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v.8, n.2, p. 116-129, jul./dez. 2012.
UNESCO. Carta sobre a preservação do patrimônio digital. Disponível em <http://www2.dem.inpe.br/ijar/UNESCOCartaPreservacaoDigital_PTfinal.pdf.> Acessado em 11 jan. 2014.
VOCABULÁRIO controlado USP. Disponível em <http://www.sibi.usp.br> Acessado em 11 jan. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Artur Simões Rozestraten, Vânia Mara Alves Lima, Eliana de Azevedo Marques, Marina de Souza Barbosa Ferreira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0