Organização em rede, capital e a regulação mercantil do elo social | Network organization, capital and the mercantile regulation of social ties
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v12i1.890Palavras-chave:
Comunicação, Internet, Capitalismo, Epistemologia, Economia Política.Resumo
RESUMO Este texto faz parte de um projeto amplo de esclarecimento da problemática da mediação social, no sentido da crítica da epistemologia da comunicação, com base numa leitura sistemática da obra de Marx. No que segue, pretendo sugerir apenas, retomando alguns trechos esclarecedores dos Grundrisse, um caminho para a crítica da economia política da internet, que se desdobra, como ficará explicitado, na crítica da ideia de "sociedade em rede". No fundo, trata-se de problematizar as possibilidades de regulação da internet, tendo em vista o significado último do seu surgimento neste particular momento de desenvolvimento do capitalismo.
Palavras-chave: Comunicação; Internet; Capitalismo; Epistemologia; Economia Política.
ABSTRACT This paper is part of a far-reaching project that aims to clarify the issue of social mediation, from a critical perspective on the epistemology of communication, based on a systematic reading of Marx's work. Here I intend only to indicate a pathway to a critique of the political economy of the Internet, based on a few clarifying excerpts from the Grundrisse, which includes a critique on the idea of "network society". It is, essentially, a discussion on the issue of regulating the Internet, considering the significance of its emergence at this particular moment of the history of capitalism.
Keywords: Communication; Internet; Capitalism; Epistemology; Political Economy.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0