Desenvolvimento de tecnologia para ciência e educação fundamentado nos preceitos de liberdade do conhecimento

o caso do Centro de Tecnologia Acadêmica

Autores

  • Rafael Peretti Pezzi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Heitor Carpes Marques Fernandes Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Rafael Vasques Brandão Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Marina Pinto Pizarro de Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Leonardo Sehn Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Renan Bohrer da Silva Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Jan Luc dos Santos Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.
  • Guilherme Rodrigues Weihmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Farroupilha, Porto Alegre, RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i1.3757

Palavras-chave:

Conhecimento Livre, Ciência Cidadã, Recursos Educacionais Abertos, Software Livre

Resumo

Neste trabalho, apresentamos como os conceitos de liberdade e abertura do conhecimento estão sendo integrados e postos em prática nos princípios e projetos do Centro de Tecnologia Acadêmica do Instituto de Física e no Colégio de Aplicação, ambos da UFRGS. Apontamos o desenvolvimento colaborativo de hardware aberto e livre como o desafio atual para a integração e consolidação da cultura livre. Descrevemos como os métodos e princípios do software livre, educação aberta e da ciência aberta podem ser integradas para a formação de equipes autogeridas de desenvolvimento de projetos de hardware abertos e livres (HAL), que servem como plataformas para ensino de ciências e engenharias, embasadas no conceito de hiperobjetos.

 

Referências

ABDO, A.H. Direções para uma acadêmia contemporânea e aberta. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L.; ABDO, A.H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. Disponível em: doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6. Acesso em: 26 dez. 2015.

ALBAGLI, S.. Ciência aberta em questão. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L.; ABDO, A.H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. Disponível em: doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6. Acesso em: 28 dez. 2015.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks. How social production transforms markets and freedom. New Haven and Londres: Yale University Press, 2006. Disponível em:http://cyber.law.harvard.edu/wealth_of_networks/Download_PDFs_of_the_book. Acesso em: 8 jan. 2016.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

JONES, R.; HAUFE, P.; SELLS, E.; IRAVANI, P.; OLLIVER, V.; PALMER, C.; BOWYER, A.; RepRap - The Replicating Rapid Prototyper, Robotica. Cambridge: Cambridge University Press, 2011. v.29, p.177-191.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

MCROBERTS, M.; Arduino Básico. Novatec, São Paulo, 2011.

PEARCE, J. M., Open Source Research in Sustainability, Sustainability the Journal of Record, 5(4), pp. 238-243, 2012. DOI:http://dx.doi.org/10.1089/sus.2012.9944

PEARCE, J. M., Building research equipment with free, open-source hardware. Science, v. 337, n.6100, p. 1303–1304, 2012.

PERENS, B.; Open Sources: Voices from the Open Source Revolution, O'Really, 1999. Disponível em: http://www.oreilly.com/openbook/opensources/book/perens.html . Acesso em: 26 dez. 2015.

PEZZI, R.P.. Ciência aberta: dos hipertextos aos hiperobjetos. In: ALBAGLI, S.; MACIEL, M.L.; ABDO, A.H. (Org.). Ciência aberta, questões abertas. Brasília: Ibict; Rio de Janeiro: Unirio, 2015. Disponível em: doi.org/10.18225/978-85-7013-109-6. Acesso em: 26 dez. 1015.

SANTANA, B.; ROSSINI, C.; PRETTO, N.D.L.. Recursos Educacionais Abertos: Práticas Colaborativas e Políticas Públicas. EDUFBA e Casa de Cultura Digital, Salvador e São Paulo, 2012. Disponível em: http://www.livrorea.net.br/. Acesso em: 28 dez. 2015.

SERRANO, Javier. Open Hardware and Collaboration. In: 11th International Workshop on Personal Computers and Particle Accelerator Controls, 2016, Campinas, Brasil. Disponível em: <http://vrws.de/pcapac2016/papers/thktplk01.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2017.

SILVA, R.B., et al. Estações meteorológicas de código aberto: Um projeto de pesquisa e desenvolvimento tecnológico. Rev. Bras. Ensino Fís. online. 2015, vol.37, n.1 São Paulo: Epub Mar 30, 2015. ISSN 1806-9126. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S1806-11173711685>. Acesso em: 4 de jan. 2016.

SOARES, M.D.; SANTOS, R.D.C. Ciência Hoje, 47, 38, 2011.

Downloads

Publicado

05/06/2017

Edição

Seção

Relatos de experiências de laboratórios e ciência cidadã