A referenciação em textos do YouTube
um estudo com vistas à análise de sentimentos
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.3933Palavras-chave:
Análise de Conteúdo, Análise de Sentimentos, Corpus, ReferenciaçãoResumo
Este artigo descreve um estudo sobre o fenômeno da referenciação a partir de um corpus textual extraído do YouTube. O objetivo é verificar a utilização dos referentes em postagens positivas, negativas ou neutras, e como essa verificação contribuiria para as técnica de análise de sentimentos automática ou semiautomática. Emprega-se a análise de conteúdo e do discurso como métodos de pesquisa, além de software de análise estatística para coleta de frequências de palavras. Conclui-se que a identificação de aspectos de comunicação e informação, tais como os referentes mais utilizados, a não pureza de postagens positivas e negativas, além, da necessidade de criar um critério para a interpretação de dados textuais, podem melhorar o processo de análise de sentimentos.
Referências
AFONSO, Alexandre Ribeiro; TÉ, Jordão. Um estudo sobre referenciação e a construção da opinião a partir de um corpus textual extraído do YouTube. Domínios de Lingu@gem, v. 11, n. 2, p. 339-350, 2017.
ARAÚJO, M. et al. Métodos para análise de sentimentos no Twitter. In: Proceedings of the 19th Brazilian symposium on Multimedia and the Web (WebMedia'13), 2013.
CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto Contexto Enferm, v. 15, n. 4, p. 679-84, 2006.
KADER, C. C. C.; RICHTER, M. G. Linguística de corpus: possibilidades e avanços. Instrumento, v. 15, n. 1, p. 13-23, jan./jun. 2013.
KOCH, I. V. Como se constroem e se reconstroem os objetos-de-discurso. Investigações. Recife, v. 21, n.2, p. 99-114, 2008.
LAURENCE, Bardin. Análise de conteúdo. Lisboa: edições, v. 70, p. 20, 2004.
MORAES, Roque. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.
OLIVEIRA, Lúcia P. Linguística de corpus: teoria, interfaces e aplicações. Matraga, v. 16, n. 24, 2009.
RECUERO, Raquel. Discutindo Análise de Conteúdo como Método: o# DiadaConsciênciaNegra no Twitter. Cadernos de Estudos Lingüísticos, v. 56, n. 2, 2014.
SCHIESSL, J. M. Descoberta de conhecimento em texto aplicada a um sistema de atendimento ao consumidor. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação). Brasília, DF: UnB, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Alexandre Ribeiro Afonso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0