A referenciação em textos do YouTube: um estudo com vistas à análise de sentimentos | Referenciation in YouTube Texts: a study for Sentiment Analysis

Autores/as

  • Alexandre Ribeiro Afonso

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v13i2.3933

Resumen

RESUMO Este artigo descreve um estudo sobre o fenômeno da referenciação a partir de um corpus textual extraído do YouTube. O objetivo é verificar a utilização dos referentes em postagens positivas, negativas ou neutras, e como essa verificação contribuiria   para as técnica de análise de sentimentos automática ou semiautomática. Emprega-se a análise de conteúdo e do discurso como métodos de pesquisa, além de software de análise estatística para coleta de frequências de palavras. Conclui-se que a identificação de aspectos de comunicação e informação, tais como os referentes mais utilizados, a não pureza de postagens positivas e negativas, além, da necessidade de criar um critério para a interpretação de dados textuais, podem melhorar o processo de análise de sentimentos.

Palavras-chave: Análise de Sentimentos; Análise de Conteúdo; Corpus; Referenciação.

ABSTRACT This article describes a study about the phenomenon of referenciation  by using a textual corpus extracted from YouTube. The purpose is to verify how the referents appear in positive, negative, or neutral posts and how this verification can affect the techniques directed to automated or semi-automated sentiment analysis. We applied content and discourse analysis as research methods, and statistical analysis software for the collection of word frequencies. The conclusion is that the identification of communication and information aspects, such as the most used referents, the non-purity of positive and negative posts, and the need to create a criterion for interpreting textual data can improve sentiment analyses process.

Keywords: Sentiment Analysis; Content Analysis; Corpus; Reference.

Publicado

01/12/2017

Número

Sección

Desinformação e hiperinformação nas redes digitais contemporâneas

Cómo citar

A referenciação em textos do YouTube: um estudo com vistas à análise de sentimentos | Referenciation in YouTube Texts: a study for Sentiment Analysis. Liinc em Revista, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. DOI: 10.18617/liinc.v13i2.3933. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/3933. Acesso em: 21 nov. 2024.