Cooperativismo de plataforma e suas contradições: análise de iniciativas da área de comunicação no Platform.Coop

Autores

  • Rafael Grohmann Cásper Líbero/ Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i1.4149

Resumo

RESUMO A partir de discussões sobre cooperativas, capitalismo e cooperativismo de plataforma, o artigo analisa os textos de apresentação de iniciativas da área de comunicação presentes no site Platform.Coop, referência mundial no cooperativismo de plataforma, com o objetivo de compreender que valores e visões de mundo fomentam, com seus alcances e limites, mostrando pistas de como entendem o trabalho cooperativo e o próprio trabalho na área da comunicação. A pesquisa, então, aponta as contradições nos enunciados das iniciativas do cooperativismo de plataforma, envolvendo ajustamentos às prescrições do modo de produção capitalista.

Palavras-chave: Cooperativismo; Plataforma; Trabalho; Comunicação.

Biografia do autor

Rafael Grohmann, Cásper Líbero/ Universidade de São Paulo

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero e Professor Contratado III da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Realiza estágio pós-doutoral na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ).

Downloads

Publicado

05/06/2018

Como citar

GROHMANN, R. Cooperativismo de plataforma e suas contradições: análise de iniciativas da área de comunicação no Platform.Coop. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 1, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i1.4149. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4149. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Economia de plataforma e novas formas colaborativas de produção