Intercomunicação entre a organização da informação e do conhecimento, os estudos sobre memória e a produção de obras artísticas
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4221Palavras-chave:
Ciência da Informação, Organização da Informação e do Conhecimento, Memória, Produção de Arte, Informação em ArtesResumo
Trata-se da interlocução entre os sentidos que circundam a relação de comunicação entre a organização da informação e do conhecimento, os estudos sobre a memória e a produção de obras de arte pelo meio social. Apresenta, por meio de uma revisão de literatura, os enlaces que permeiam a materialidade dos registros do conhecimento e a sua característica como documento memorialístico construído com base nas impressões pessoais e coletivas do indivíduo social, permitindo a compreensão de sob quais perspectivas a comunicação entre esses conceitos acontece, gerando campo de discussão e pesquisa. Conclui que as principais esferas de sentido que ligam ambas as áreas partem da possibilidade de desenvolvimento de mecanismos de tratamento da produção intelectual e artística, enquanto registros de informação, que são construídos com valor memorialístico intrínseco, possibilitando a compreensão do passado, presente e futuro, na formação de saberes e no desenvolvimento do conhecimento humano.
Referências
AZEVEDO NETTO, C. X. Informação e memória: as relações na pesquisa. História em Reflexão, Dourados, v. 1, n. 2, p. 1-20, jul/dez. 2007.
GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memória social. Revista Morpheus - Estudos Interdisciplinares em Memória Social, v. 7, n. 13, 2008.
HALBAWCHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Vértice/Ed. Revista dos Tribunais, 1990.
KARAMUFTUOGLU, M. Information Arts and Information Science: time to unite? Journal of the American Society for Information Science and Technology, v.57, p. 1780-1793, 2006.
LE GOFF, J. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1990.
LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2003.
MEDEIROS, W. O.; PINHO, F. A. Arte, informação e sociedade: aspectos sociais e informativos das imagens artísticas. Folha de Rosto: Revista de Biblioteconomia e Ciência da Informação, v.2, n.1, p. 48-56, jan/jun. 2016.
MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2000.
MONTEIRO, S. D.; CARELLI, A. E.; PICKLER, M. E. V. A ciência da informação, memória e esquecimento. Data Grama Zero, v. 9, n. 6, 2008.
MURGUIA, E. I. A memória e suas relações com arquivos, bibliotecas e museus. In: _______. (Org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos: Compacta, 2010. p. 11-32.
OLIVEIRA, M. Origens e evolução de Ciência da Informação. In: ______. (Coord.). Ciência da Informação e Biblioteconomia: novos conteúdos e espaços de atuação. Belo horizonte: Ed. UFMG, 2005. p. 9-28
OLIVEIRA, E. B.; RODRIGUES, G. M. As concepções de memória na Ciência da Informação no Brasil: estudo preliminar sobre a ocorrência do tema na produção científica. Ponto de Acesso, v. 3, n.3, p.216-239, 2009.
PINHEIRO, L. V. R. Processo evolutivo e tendências contemporâneas da Ciência da Informação. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v. 15, n. 1, p. 13-48, jan./jun. 2005 p.13-47.
PINTO, L. P.; FIDELIS, M. B. O uso social da informação como vetor de fortalecimento do mundo social da vida. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO. 13., 2012, Rio de Janeiro, RJ. Anais... Rio de Janeiro, RJ: ANCIB, 2012.
RIBEIRO, L. B. Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. In: MURGUIA, E. I.. (Org.). Memória: um lugar de diálogo para arquivos, bibliotecas e museus. São Carlos: Compacta, 2010. p. 33-44.
SAMPAIO, D. A. Reflexões sobre representação da informação memorialística: uma análise a partir dos aspectos da cultura. In: MOTA, A. R. S. Versados em Ciência da Informação, João Pessoa: Imprell, 2014. p. 99-119.
SILVA, A. M. A informação: da compreensão do fenómeno e construção do conhecimento. Porto: Edições Afrontamento, 2006.
THIESEN, I. Documentos “sensíveis”: produção, retenção, apropriação.Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, v. 6, n. 1, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Wagner Oliveira de Medeiros, Fabio Assis Pinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0