A organização do conhecimento de uma perspectiva sistêmica e a mobilização do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4308Resumo
RESUMO O texto analisa três perspectivas de organização do conhecimento: como objeto, como estrutura e por disciplinas, a partir dele propõe a organização do conhecimento de uma perspectiva complexa e sistêmica. Esta perspectiva nos permite visualizar a integração do sujeito e do objeto, romper barreiras disciplinares, superar o pensamento dicotômico e problematizar a dimensão dinâmica do conhecimento como um elemento em contínua transformação a partir do conceito de “mobilização do conhecimento”. É argumentado o potencial desta categoria para vincular a natureza dinâmica do conhecimento com sua aplicação prática dirigida à transformação social.
Palavras-chave: Organização do Conhecimento; Mobilização do Conhecimento; Pensamento Complexo; Geopolítica do conhecimento.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0