A organização do conhecimento de uma perspectiva sistêmica e a mobilização do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4308

Resumo

RESUMO O texto analisa três perspectivas de organização do conhecimento: como objeto, como estrutura e por disciplinas, a partir dele propõe a organização do conhecimento de uma perspectiva complexa e sistêmica. Esta perspectiva nos permite visualizar a integração do sujeito e do objeto, romper barreiras disciplinares, superar o pensamento dicotômico e problematizar a dimensão dinâmica do conhecimento como um elemento em contínua transformação a partir do conceito de “mobilização do conhecimento”. É argumentado o potencial desta categoria para vincular a natureza dinâmica do conhecimento com sua aplicação prática dirigida à transformação social.

Palavras-chave: Organização do Conhecimento; Mobilização do Conhecimento; Pensamento Complexo; Geopolítica do conhecimento.

Biografia do Autor

  • Ricardo Pérez Mora, UNIVERSIDAD DE GUADALAJARA
    Profesor investigador titular. Universidad de Guadalajara
  • Blanca Lizbeth Inguanzo Arias, Universidad de Guadalajara
    Estudiante de Doctorado en Gestión de la Educación Superior. Universidad de Guadalajara

Arquivos adicionais

Publicado

17/12/2018

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos

Como Citar

A organização do conhecimento de uma perspectiva sistêmica e a mobilização do conhecimento. Liinc em Revista, [S. l.], v. 14, n. 2, 2018. DOI: 10.18617/liinc.v14i2.4308. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4308.. Acesso em: 18 jul. 2024.