Melvil Dewey – entre o dito e o não dito

sujeito e historicidade do campo informacional

Autores

  • Lídia Silva de Freitas Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.
  • Rosana Portugal Tavares de Moraes Universidade Federal Fluminense (UFF). Niterói, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4309

Palavras-chave:

Melvil Dewey, História, Biblioteconomia

Resumo

Constata que, apesar da ampla utilização da Classificação Decimal de Dewey (CDD), tanto em unidades de informação quanto no ensino de biblioteconomia no Brasil, pequena é a literatura disponível em português que trate das questões e limites culturais, políticos e científicos de suas aplicações. Ainda mais rara é a que busca analisar a historicidade desse instrumento e da trajetória intelectual de seu idealizador. Traz uma breve revisão de reflexões na literatura estrangeira de viés crítico e de busca da historicidade dos projetos de Melvil Dewey para a biblioteconomia norte-americana que terminou marcando a história da área no mundo. Busca compreender a abrangência e permanência histórica do uso da CDD. [Resumo_Liinc]

 

Referências

CASEY, Marion. Efficiency, Taylorism, and libraries in progressive America. The Journal of Library History (1974-1987), v.16, n2, p.265-279, spring 1981.

FOSKETT, A. C. A abordagem temática da informação. São Paulo: Polígono, 1973.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. 8. Ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

FRANCA, Aline da Silva; SILVEIRA, Naira Christofoletti. A representação do etnoconhecimento sob a ótica da epistemografia interativa. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 16., 2015, Recife. Anais eletrônicos... João Pessoa: UFPB, 2015.

FREITAS, L. S. Sentidos da história e história dos sentidos da ciência da informação: um esboço arqueológico. Morpheus: Revista Eletrônica em Ciências Humanas, Rio de Janeiro, v.2, n.2, 2003.

FROHMANN, B. The social construction of knowledge organization: the case of Melvil Dewey. Advances in Knowledge Organization, v. 4, 1994.

_______. “Best books” and excited readers: discursive tensions in the writings of Melvil Dewey. Libraries & Culture, v. 32, n. 3, 1997.

_______. Taking information policy beyond information science: applying the actor network theory. In: Annual Conference: Canadian Association form Information, 23.,1995, Alberta, Canadá. Anais… Canadá, 1995.

GARRISON, D. The tender technicians: the feminization of Public Librarianship, 1876-1905. Journal of Academic Librarianship, mar. 1977.

HARRIS, M. The role of the Public Library in American life: a speculative essay. Occasional Papers, n. 117, 1975. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/3863/gslisoccasionalpv00000i00117.pdf?sequence=1>. Acessoem: 6 fev. 2016.

HJORLAND, B. Theory and metatheory of information science: a new interpretation. Journal of Documentation, v. 54, n. 5, 1998.

_______. Library Economy. In Core Concepts in Library and Information Science. 2006. Disponível em: http://www.iva.dk/bh/Core%20Concepts%20in%20LIS/articles%20a-z/library_economy.htm.

JOLLY, Claude. Manifesto da biblioteca erudita. In: NAUDÉ, Gabriel. Conselhos para formar uma biblioteca. Brasília: Briquet de Lemos, 2016. p.v-xix.

MARTÍNEZ-ARELLANO, Filiberto Felipe. What is Library and Information Science (LIS) in Latin American Library schools. Revue de l'Enssib, n.1, 2013. Disponível em <http://bbf.enssib.fr/revue-enssib/consulter/revue-2013-01-005>. Acesso em 08.07.2018.

MIKSA, F. Melvil Dewey and the corporate ideal. In: STEVENSON, G.; KRAMER-GREENE, J. (Ed.) Melvil Dewey: the man and the classification. Albany, N. Y.: Forest Press, 1983.

_______. Melvil Dewey: the professional educator and his heirs. Library Trends, winter, 1986. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/7429/librarytrendsv34i3c_opt.pdf?sequence=1>. Acesso em: 3 fev. 2016.

MIRANDA, M. L. C. A organização do etnoconhecimento: a representação do conhecimento afrodescendente em religião na CDD. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8, 2007, Salvador, Anais... Salvador: ANCIB, 2007. Disponível em: < http://repositorios.questoesemrede.uff.br/repositorios/bitstream/handle/123456789/345/GT2--341.pdf?sequence=1 >. Acesso em: 1 fev.2016.

ORERA ORERA, Luisa. Evolución histórica del concepto de Biblioteconomía. Revista General de Informacion y Documentación, Madrid, v. 5, n. 2, p. 73-90, 1995. Disponível em: <http://revistas.ucm.es/index.php/RGID/article/view/RGID9595220073A> Acesso em: 08.07.2018.

PIEDADE, M.A.R. Introdução à teoria da classificação. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.

RAYWARD, W. B. Melvil Dewey and education for librarianship. Journal of Library History, v. 3, n. 4, 1968.

REVEL, Jacques. Entre dois mundos: a biblioteca de Gabriel Naudé. In: BARATIN, Marc; JACOB, Christian. O poder das bibliotecas: a memória dos livros no Ocidente. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2000. p.217-224.

RIZZI, Iuri Rocio Franco. A classificação decimal de Dewey e a cultura de paz. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 8., 2007, Salvador. Anais... Salvador: UFBA, 2007.

SEN, S. K. Looking back to Dewey’s notation after hundred years. Annals of Library and Information Studies (ALIS), v. 23, n. 4, 1976. Disponível em: <http://nopr.niscair.res.in/bitstream/123456789/28163/1/ALIS%2023%284%29%20262-269.pdf>. Acesso em: 5 jan. 2016.

TAUILE, J. R. Uma introdução à economia política da informação. Ensaios FEE, Porto Alegre, v. 2, n.2, 1981.

WIEGAND, W. A. Dewey declassified: a revelatory look at the “irrepressible reformer”. American Libraries, jan. 1996.

_______. The “Amherst Method”: the origins of the Dewey Decimal Classification Scheme. Libraries & Culture, v. 33, n. 2, 1998.

_______. Tunnel vision and blind spots: what the past tells us about the present reflexions on the twenty-century history of Ameriacan librarianship. The Library Quarterly: information, community, policy. v.69, n.1, p1-32, jan.1999.

_______. Dewey in Boston: 1876-1883. Occasional Papers, n. 212, 2001. Disponível em: <https://www.ideals.illinois.edu/bitstream/handle/2142/3846/gslisoccasionalpv00000i00212.pdf?sequence=1>. Acesso em: 17 jan. 2016.

WRIGHT, A. Glut: mastering information through the ages. Ithaca: Cornell University Press, 2008.

Downloads

Publicado

17/12/2018

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos