O princípio da garantia semântica revisitado à luz dos estudos da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4311Resumo
RESUMO A garantia semântica é considerada o princípio aplicado à construção, desenvolvimento e avaliação de sistemas de organização do conhecimento (SOCs) para justificar e validar significados. Objetiva-se neste artigo apresentar “esboços de paisagens” que contribuam para a pavimentação do estrado epistemológico representado pelo princípio da garantia semântica na organização do conhecimento (OC). Para isso, recorre-se ao pensamento de dois filósofos da linguagem – Ludwig Wittgenstein e Mikhail Bakhtin – para conduzir as reflexões. Demonstra-se que a promoção de significado útil e adequado às linguagens documentárias requer condições de reconhecimento de autoridades cognitivas que equilibrem a sensibilidade necessária para provocar o desvelamento de significados úteis em SOCs, sendo este o papel do princípio da garantia semântica.
Palavras-chave: Garantia Semântica; Sistemas de Organização do Conhecimento; Estudos da Linguagem; Significação; Conceitos Sensibilizantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0