Rotulagem alimentar e organização do conhecimento:

alegações nutricionais e de saúde em relação ao açúcar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4313

Palavras-chave:

Rótulos de alimentos, Alegações Nutricionais e de Saúde, Açúcar

Resumo

Os rótulos dos alimentos poderiam ser uma das principais fontes de informação e garantias de proteção da população diante das práticas de propaganda da indústria. Uma correta organização da informação e do conhecimento nos rótulos de alimentos possibilitaria à população uma maior independência em relação à nutrição e a saúde. Considerando os rótulos dos alimentos como espaços de organização do conhecimento, objetivamos analisar algumas das implicações éticas nas relações de equivalência que podem ser utilizadas nesses espaços. Mais especificamente, analisamos a listagem de açúcares e o uso de sinônimos de sacarose em barras de cereais, sendo este um dos aspectos mais controversos com relação às alegações nutricionais e de saúde. Conclui-se que os rótulos dos alimentos analisados não informam de forma adequada o conteúdo de açúcares nos alimentos enquanto utilizam recursos retóricos, subterfúgios legais e atitudes pouco éticas para apresentar os produtos de uma forma mais comercializável.

 

Referências

ALMEIDA, Marco Antônio de. A produção social do conhecimento na sociedade da informação. Informação & Sociedade: Estudos, vol.19, no.1, p.11-18, 2009.

ANVISA. Resolução - CNNPA nº 12, de 1978. Polpa de frutas. 1978a. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78_polpa.htm. Acesso em: 9 jul. 2018.

ANVISA. Resolução - CNNPA nº 12, de 1978. Frutas secas ou dessecadas. 1978b. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/anvisalegis/resol/12_78_frutas_secas.htm. Acesso em: 9 jul. 2018.

ANVISA. Resolução de Diretoria Colegiada – RRC Nº 259, de 20 de setembro de 2002. 2002. Disponível em: http://portal.anvisa.gov.br/documents/10181/2718376/%281%29RDC_259_2002_COMP.pdf/556a749c-50ea-45e1-9416-eff2676c4b22. Acesso em: 9 jul. 2018.

BES-RASTROLLO, Maira; SCHULZE, Matthias B.; RUIZ-CANELA, Miguel; MARTINEZ-GONZALEZ, Miguel A. Financial Conflicts of Interest and Reporting Bias Regarding the Association between Sugar-Sweetened Beverages and Weight Gain: A Systematic Review of Systematic Reviews. PLoS Med, vol.10, no.12, e1001578, 2013. doi:10.1371/journal.pmed.1001578

BOWKER, Geoffrey C.; STAR, Susan Leigh. Sorting Things Out: Classification and its Consequences. Cambridge, Mass: MIT Press, 1999.

ESTEBAN NAVARRO, Miguel Angel; GARCÍA MARCO, Francisco Javier. Las “Primeras Jornadas sobre Organización del Conocimiento: Organización del Conocimiento e Información Científica”. Scire, vol.1, no.1, p.149-157, 1995.

GOMES, Luciana; MARTÍNEZ-ÁVILA, Daniel (2017). Organização do conhecimento em rótulos alimentares: uma análise de conteúdo. In: Xviii Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (XVIII ENANCIB). Disponível em: http://enancib.marilia.unesp.br/index.php/xviiienancib/ENANCIB/paper/view/368/0. Acesso em: 9 jul. 2018.

GRUNERT, Klaus G.; SCHOLDERER, Joachim; ROGEAUX, Michel. Determinants of consumer understanding of health claims. Appetite, vol.56, p.269–277, 2011.

HJØRLAND, Birger. What is Knowledge Organization (KO)?. Knowledge Organization, vol.35, nos.2-3, 86-101, 2008.

HJØRLAND, Birger. Knowledge Organization (KO). Knowledge Organization, vol.43, no.6, p.475-484, 2016.

IDEC. (2015). O açúcar que você não vê. Disponível em: https://www.idec.org.br/o-acucar-que-voce-nao-ve. Acesso em: 9 jul. 2018.

KEARNS, Cristin E.; GLANTZ; Stanton A.; SCHMIDT, Laura A. (2015). Sugar Industry Influence on the Scientific Agenda of the National Institute of Dental Research’s 1971 National Caries Program: A Historical Analysis of Internal Documents. PLOS Medicine, vol.12, no.3, e1001798, 2015. doi:10.1371/journal.pmed.1001798

KIM, Kihan; CHEONG, Yunjae; ZHENG, Lu. The current practices in food advertising. International Journal of Advertising: The Review of Marketing Communications, vol.28, no.3, p.527-553, 2009.

KLASSEN, Michael L.; WAUER, Suzanne M.; CASSEL, Sheila. Increases in health and weight loss claims in food advertising in the eighties. Journal of Advertising Research, vol.31, p.32–37, 1991.

LEATHWOOD, Peter D.; RICHARDSON, David P.; STRÄTER, Peter; TODD, Peter M.; VAN TRIJP, Hans C.M. Consumer understanding of nutrition and health claims: sources of evidence. British Journal of Nutrition, vol.98, p.474–484, 2007.

LINDH, Karolina. Breathing Life into a Standard: The configuration of resuscitation in practices of informing. Lund: Lund University, 2015.

MALTA, Deborah Carvalho; MOURA, Lenildo de; PRADO, Rogério Ruscitto do; ESCALANTE, Juan Cortez; SCHMID, Maria Inês; DUNCAN, Bruce Bartholow. Mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e suas regiões, 2000 a 2011. Epidemiologia e Serviços de Saúde, vol.23, no.4, p.599-608, 2014

MASSOUGBODJI, José; LE BODO, Yann; FRATU, Ramona; DE WALS, Philippe. Reviews examining sugar-sweetened beverages and body weight: correlates of their quality and conclusions. The American Journal of Clinical Nutrition, vol.99, no.5, p.1096-1104, 2014 doi: 10.3945/ajcn.113.063776.

OLSON, Hope A. Wind and rain and dark of night: Classification in scientific discourse communities. In: ARSENAULT, Clément; TENNIS, Joseph T., eds. Culture and Identity in Knowledge Organization, Proceedings of the Tenth International ISKO Conference, 5-8 August 2008, Montréal, Canada, Würzburg: Ergon Verlag, 2008, p.235-241.

SÁNCHEZ GARCÍA, Aitor. Mentiras científicas del azúcar. El negocio millonario de ocultar sus efectos a la población. 2015 Disponível em: https://www.midietacojea.com/2015/03/20/mentiras-cientificas-del-azucar-el-negocio-millonario-de-ocultar-sus-efectos-a-la-poblacion/. Acesso em: 9 jul. 2018.

SÁNCHEZ GARCÍA, Aitor. Mi dieta cojea: los mitos sobre nutrición que te han hecho creer. Barcelona: Paidós, 2016.

SUEZ, Jotham; KOREM, Tal; ZEEVI, David; ZILBERMAN-SCHAPIRA, Gili; THAISS, Christoph A.; MAZA, Ori; ISRAELI, David; ZMORA, Niv; GILAD, Shlomit; WEINBERGER, Adina; KUPERMAN, Yael; HARMELIN, Alon; KOLODKIN-GAL, Ilana; SHAPIRO, Hagin; HALPERN, Zamir; SEGAL, Eran; ELINAV, Eran. Artificial sweeteners induce glucose intolerance by altering the gut microbiota. Nature, vol. 514, no. 09 October, p.181–186, 2014. doi:10.1038/nature13793

VAN BUUL, V.J.(Vincent); BROUNS, F.J.P.H.(Fred). Nutrition and Health Claims as Marketing Tools. Critical Reviews in Food Science and Nutrition. 2013- doi: 10.1080/10408398.2012.754738.

VERBEKE, Wim; SCHOLDERER, Joachim; LÄHTEENMÄKI, Liisa. Consumer appeal of nutrition and health claims in three existing product concepts. Appetite, no.52, p.684–692, 2009.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Guideline: sugars intake for adults and children. Geneva: World Health Organization, 2015.

WILLS, Josephine M.; STORCKSDIECK GENANNT BONSMANN, Stefan; KOLKA, Magdalena; GRUNERT, Klaus G. European consumers and health claims: attitudes, understanding and purchasing behaviour. Proceedings of the Nutrition Society. vol.71, p.229–236, 2012.

Downloads

Publicado

17/12/2018

Edição

Seção

Organização do Conhecimento: agendas sociopolíticas e seus conflitos históricos