A representação da autoria e o seu contexto social
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v14i2.4323Resumo
RESUMO A organização do conhecimento pode ser estudada sob vários aspectos. Neste texto, o foco é a representação descritiva. O contexto histórico, social e político que permeia o documento e o usuário é fundamental para a reflexão do papel social da representação descritiva. Destaca-se que a autoria pode ser representada tanto na descrição bibliográfica como nos pontos de acesso. Para embasar essa reflexão, serão utilizados os cartazes do grupo de artistas franceses Atelier Populaire, que colocaram em evidência o dilema materialista-histórico da luta de classes em maio de 1968. Por fim, existem inúmeros elementos que podem ser evidenciados ou desconsiderados na representação, eles devem respeitar os diferentes contextos.
Palavras-chave: Representação Descritiva; Autoria; Representação Bibliográfica; Movimentos Sociais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0