Notas sobre o digital: historicidade e direcionamentos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4553Resumo
RESUMO O artigo se constitui como um ensaio e está estruturado em três partes. Inicialmente, dispenso atenção à análise da historicidade do termo digital. Em continuidade, apresento definições técnicas que caracterizam o digital, assim como debato experiências acadêmico-tecnológicas que, no transcurso dos anos 1940 e 1950, lançaram mão desse termo em processos de sistematização de dados eletrônicos. Na terceira parte do escrito, reflito sobre alguns dos direcionamentos contemporâneos do digital, problematizando as conformações da dark web.
Palavras-chave: Digital; Humanidades Digitais; Direcionamentos Contemporâneos.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0