Ciência da informação e humanidades digitais
diálogos possíveis de uma relação em desenvolvimento – artigos científicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4563Palavras-chave:
Ciência da Informação, Humanidades Digitais, Periódicos Científicos, Artigo científicoResumo
Compreendendo as humanidades digitais como um território transdisciplinar que objetiva a divulgação, circulação, valorização e preservação do conhecimento e da pesquisa, bem como do livre acesso aos seus dados e metadados através de ferramentas e possibilidades que a tecnologia e o ambiente digital proporcionam, e identificando a ciência da informação como um campo interdisciplinar que estuda a informação, seus fluxos e processos, das origens à sua transformação em conhecimento, percebe-se uma evidente área de interseção entre ambas. Todavia, em que bases essa relação vem se constituindo? O objetivo geral deste artigo é identificar a produção científica sobre humanidades digitais no âmbito da ciência da informação nos periódicos brasileiros da área. A pesquisa será exploratória em uma abordagem quali-quantitativa, iniciando-se pela revisão de literatura em ciência da informação e humanidades digitais que irá propiciar uma análise conceitual comparativa entre as duas áreas em questão. Em seguida, serão identificados os periódicos de ciência da informação no Brasil e os artigos publicados entre 2011 (data da publicação do Manifesto das humanidades digitais) e 2018, onde o termo “humanidades digitais” aparece no título do artigo, nas palavras-chaves e/ou no resumo. Após a identificação dos artigos, será feita uma análise dos autores e resumos. Espera-se com esta pesquisa a compreensão da relação entre ciência da informação e as humanidades digitais, mensurando a produção científica da primeira sobre a segunda, conhecendo seus atores e origens e analisando esta relação.
Referências
ALVES, D. As Humanidades Digitais como uma comunidade de práticas dentro do formalismo acadêmico: dos exemplos internacionais ao caso português. Ler História, n.69, 2016, p. 91-103. Disponível em: <https://lerhistoria.revues.org/2496>. Acesso em: 17 dezembro 2018.
ARAÚJO. C. A. A. Arquivologia, Biblioteconomia, Museologia e Ciência da Informação: o diálogo possível. São Paulo: Abrainfo, 2014.
BARRETO, A. Uma história da Ciência da Informação. In TOUTAIN, L. M. B. B. Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2012.
BROOKES, B. C. The Foundations of Information Science. Journal of Information Science. Amsterdam; New York. 1980. 125-133, 209-221.
CASTELLS, M. A Galáxia da internet: reflexões sobre a internet, os negócios e a sociedade. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.
COOK. T. A ciência arquivística e o pós-modernismo: novas formulações para conceitos antigos. InCID. Ribeirão Preto, v.3, n.2, p. 3-27, jul/dez. 2012.
GOMES, G. F.; SOUSA, C. M.; HAYASHI, M. C. P. I.; Tecnologia e Sociedade: Álvaro Vieira Pinto e filosofia do desenvolvimento social. Interações. Campo Grande, MS, v. 18, n. 2, p. 129-144, abr./jun. 2017.
GONZÁLES, J. A. M. Conceptos introductorios al estúdio de la información documental. Salvador: EDUFBA, 2005
GUERREIRO, D.; BORBINHA, J. L. Humanidades digitais: novos desafios e oportunidades. Cadernos BAD , 2014, N. 1, Jan-Jun, pp. 63-78.
HOCKEY, S. The History of Humanities Computing, in A Companion to Digital Humanities (eds S. Schreiban, R. Siemens and J. Unsworth), Blackwell Publishing Ltd, Malden, MA, USA. doi: 10.1002/978047099875.ch1. Disponível em: <http://www.digitalhumanities.org/companion/view?docId=blackwell/9781405103213/9781405103213.xml&chunk.id=ss1-2-1> Acesso em 22 fev. 2018.
LÉVY, P. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
LIPOVETSKY, G.; CHARLES, S. Os tempos hipermodernos. Lisboa: Edições 70, 2004.
MEADOWS, A. J. A comunicação científica. Brasília: Briquet de Lemos, 1999.
PIMENTA, R. M. Os objetos técnicos e seus papeis no horizonte das humanidades digitais: um caso para a ciência da informação. Revista Conhecimento em Ação. Rio de Janeiro, v.1, n.2. jul/dez. 2016
PORTELA, M. Humanidades Digitais: as humanidades na era da web 2.0. Revista da Reitoria da Universidade de Coimbra. Imprensa da Universidade de Coimbra. n. 38. 2013
SARACEVIC, T. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, v.1, n.1, p.41-62, 1996.
SCHMIDT, E.; COHEN, J. A nova era digital. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.
SOUZA. M. P. N. Abordagem inter e transdisciplinar em ciência da informação. In TOUTAIN, L. M. B. B (Org.). Para entender a Ciência da Informação. Salvador: EDUFBA, 2012.
THATCAMP. Manifesto das Humanidades Digitais, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Marcelo Nogueira de Siqueira, Daniel Flores

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0