Ciência da informação e humanidades digitais: diálogos possíveis de uma relação em desenvolvimento – artigos científicos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4563Resumen
RESUMO Compreendendo as humanidades digitais como um território transdisciplinar que objetiva a divulgação, circulação, valorização e preservação do conhecimento e da pesquisa, bem como do livre acesso aos seus dados e metadados através de ferramentas e possibilidades que a tecnologia e o ambiente digital proporcionam, e identificando a ciência da informação como um campo interdisciplinar que estuda a informação, seus fluxos e processos, das origens à sua transformação em conhecimento, percebe-se uma evidente área de interseção entre ambas. Todavia, em que bases essa relação vem se constituindo? O objetivo geral deste artigo é identificar a produção científica sobre humanidades digitais no âmbito da ciência da informação nos periódicos brasileiros da área. A pesquisa será exploratória em uma abordagem quali-quantitativa, iniciando-se pela revisão de literatura em ciência da informação e humanidades digitais que irá propiciar uma análise conceitual comparativa entre as duas áreas em questão. Em seguida, serão identificados os periódicos de ciência da informação no Brasil e os artigos publicados entre 2011 (data da publicação do Manifesto das humanidades digitais) e 2018, onde o termo “humanidades digitais” aparece no título do artigo, nas palavras-chaves e/ou no resumo. Após a identificação dos artigos, será feita uma análise dos autores e resumos. Espera-se com esta pesquisa a compreensão da relação entre ciência da informação e as humanidades digitais, mensurando a produção científica da primeira sobre a segunda, conhecendo seus atores e origens e analisando esta relação.
Palavras-chave: Ciência da Informação: Humanidades Digitais; Periódico; Artigo Científico.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0