Produção de conhecimento pelas mídias sociais

um olhar retrospectivo da polarização política dos fenômenos do Brexit e do impeachment presidencial de 2016

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4568

Palavras-chave:

Mídias Sociais Digitais, Polarização Política, Produção de conhecimento, Brexit, Impeachment 2016

Resumo

O artigo aborda o uso de mídias sociais na criação de sentido voltada à produção de conhecimento a partir da polarização política no Reino Unido e no Brasil. Foi analisado o teor das manifestações apresentadas em hashtags do Twitter sobre o Brexit e o impeachment de 2016. Nas mídias sociais, o estudo evidencia comportamentos polarizados, porém distintos: no Reino Unido destacam-se os efeitos da decisão e, no Brasil, o posicionamento ideológico envolvido na questão. Conclui-se que nesses contextos de polarização, as mídias sociais intensificam o debate e a diversidade de opiniões, favoráveis ao processo democrático e à produção de conhecimento estimulada pela ambiguidade.

 

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Publicado

28/06/2019