Em busca de categorias de mansplaining: pesquisadoras compartilhando informações sobre violências sofridas
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4603Resumo
RESUMO Estudo que analisa manifestações de sexismo compartilhadas através das postagens do blog Academic Men Explain Things to Me. Descreve o blog e apresenta o conceito de compartilhamento de informação como um tipo específico de prática informacional realizado em plataformas digitais. Correlaciona os conceitos de epistemologias do Sul à concepção de humanidades digitais, compartilhamento de informações, tendo como referência interpretativa as contribuições epistemológicas advindas do Sul. Foram descritas e analisadas as postagens com maior quantidade de interações, sendo propostas as seguintes categorias de mansplaining: Incapacidade intelectual (II), Xenofobia (XE), Racismo (RA), Manifestação de agressividade (MA), Constrangimento (CO), Estigmatização (ES), Constrangimento institucional (CI) e Apropriação de discurso (AD). Conceitua tais categorias e as identifica quanti-qualitativamente através da apresentação dos resultados das análises das 176 últimas postagens. Identifica a predominância da categoria “Incapacidade intelectual” nas postagens. Conclui que as violências simbólicas identificadas nas postagens do blog são produto de manifestações sexistas de diferentes naturezas.
Palavras-chave: Mansplaining; Sexismo; Compartilhamento de Informações; Humanidades Digitais; Epistemologias do Sul.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0