Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais

Autores

  • Alexandre Farbiarz Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Jackeline Lima Farbiarz Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cynthia Macedo Dias Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) https://orcid.org/0000-0002-4412-0878
  • Guilherme de Almeida Xavier Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v15i1.4609

Resumo

RESUMO A incorporação de tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) na educação é uma demanda constante, e as humanidades digitais, em uma perspectiva do Sul, constituem-se em uma lente profícua, ao abrir espaço para o humano, em sua complexidade. Este artigo discute três experiências de aplicação e criação de jogos e práticas lúdicas em ambientes educativos e como estes podem mobilizar saberes, afetos, encontros e trocas, e promover práticas condizentes com os contextos e as potencialidades de educadores e educandos, favorecendo competências aliadas às humanidades digitais na formação crítica do sujeito contemporâneo.

Palavras-chave: Jogos; Práticas Lúdicas; Gamificação; Educação; Humanidades Digitais.

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Publicado

28/06/2019

Edição

Seção

Humanidades digitais: olhares do sul

Como Citar

Jogos e práticas lúdicas como estratégias educacionais nas Humanidades Digitais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 15, n. 1, 2019. DOI: 10.18617/liinc.v15i1.4609. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/4609. Acesso em: 21 dez. 2024.