Abordagens de reúso e a questão da reusabilidade dos dados científicos
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v15i2.4777Resumo
RESUMO As diretivas governamentais e institucionais em torno do compartilhamento de dados de pesquisas financiadas com dinheiro público têm impulsionado a rápida expansão de repositórios digitais de dados afim de disponibilizar esses ativos científicos para reutilização, com propósitos nem sempre antecipados, pelos pesquisadores que os produziram/coletaram. De modo contraditório, embora o argumento em torno do compartilhamento de dados seja fortemente sustentado no potencial de reúso e em suas consequentes contribuições para o avanço científico, esse tema permanece acessório às discussões em torno da ciência de dados e da ciência aberta. O presente artigo de revisão narrativa tem por objetivo lançar um olhar mais atento ao reúso de dados e explorar mais diretamente esse conceito, ao passo que propõe uma classificação inicial de cinco abordagens distintas para o reúso de dados de pesquisa (reaproveitamento, agregação, integração, metanálise e reanálise), com base em situações hipotéticas acompanhadas de casos de reúso de dados publicados na literatura científica. Também explora questões determinantes para a condição de reúso, relacionando a reusabilidade à qualidade da documentação que acompanha os dados. Oferece discussão sobre os desafios da documentação de dados, bem como algumas iniciativas e recomendações para que essas dificuldades sejam contornadas. Espera-se que os argumentos apresentados contribuam não somente para o avanço conceitual em torno do reúso e da reusabilidade de dados, mas também reverberem em ações relacionadas à documentação dos dados de modo a incrementar o potencial de reúso desses ativos científicos.
Palavras-chave: Reúso de Dados; Reprodutibilidade Científica; Reusabilidade; Ciência Aberta; Dados de Pesquisa.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0