A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5122Resumo
RESUMO Apresenta os resultados de uma análise cujo objetivo geral é verificar os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da economia política da informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Assim, constitui-se como um trabalho descritivo e documental, com utilização de análise bibliométrica. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a economia política da informação caminha em sua institucionalização social na produção científica e grupos de pesquisa no campo da Ciência da Informação brasileira, mas a sua institucionalização cognitiva permanece como um desafio.
Palavras-chave: Institucionalização Científica; Institucionalização Social; Institucionalização Cognitiva; Economia Política da Informação; Ciência da Informação.
Downloads
Arquivos adicionais
- Gráfico 1 - Canais de comunicação científica levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI, dos trabalhos em economia política (1972-2018)
- Gráfico 2 – Linha temporal dos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
- Figura 1 – Mapa de palavras-chave mais frequentes nos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
- Figura 2 – Autores mais produtivos e autores mais referenciados nos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0