A Economia Política da Informação e os contributos sociocognitivos de sua institucionalização na produção científica brasileira em Ciência da Informação
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i1.5122Resumo
RESUMO Apresenta os resultados de uma análise cujo objetivo geral é verificar os contributos sociais e cognitivos no processo de institucionalização científica da economia política da informação na produção científica brasileira em Ciência da Informação. Assim, constitui-se como um trabalho descritivo e documental, com utilização de análise bibliométrica. Conclui-se, a partir dos dados analisados, que a economia política da informação caminha em sua institucionalização social na produção científica e grupos de pesquisa no campo da Ciência da Informação brasileira, mas a sua institucionalização cognitiva permanece como um desafio.
Palavras-chave: Institucionalização Científica; Institucionalização Social; Institucionalização Cognitiva; Economia Política da Informação; Ciência da Informação.
Downloads
Arquivos adicionais
- Gráfico 1 - Canais de comunicação científica levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI, dos trabalhos em economia política (1972-2018)
- Gráfico 2 – Linha temporal dos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
- Figura 1 – Mapa de palavras-chave mais frequentes nos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
- Figura 2 – Autores mais produtivos e autores mais referenciados nos trabalhos em economia política levantados nas bases BRAPCI e RPPBCI (1972-2018)
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Silva da Câmara, Edvaldo Carvalho Alves, Leilah Santiago Bufrem

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0