O engajamento dos usuários do Facebook em relação à comunicação da Covid-19: uma análise da Prefeitura Municipal de Curitiba (Paraná, Brasil)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5353

Palavras-chave:

Mídias Sociais, Covid-19, Pandemia, Comunicação, Gestão de Riscos

Resumo

Com a disseminação do novo coronavírus no Brasil, o aumento da utilização da internet cresceu substancialmente devido ao isolamento social no início da pandemia. Aliado a este fator, diversos órgãos públicos passaram a compartilhar conteúdos informativos por meio das mídias sociais. Deste modo, cada vez mais se faz necessário utilizar ferramentas que permitam compreender a efetividade das divulgações realizadas quanto ao enfrentamento da doença. O objetivo do artigo é examinar o engajamento dos seguidores da página oficial da Prefeitura Municipal de Curitiba no Facebook, a partir da análise da tipologia e do teor das postagens, além do comportamento do respectivo público ao interagir com tais posts, durante os primeiros meses (entre 31/12/2019 e 30/04/2020) da pandemia da Covid-19 no município. A metodologia tem caráter quantitativo, sendo utilizado o software Facepager para coleta dos dados. Após a coleta, foi realizada a análise dos tipos de conteúdo e dos tipos de mídia adotadas pela Prefeitura, caracterizando as publicações de acordo com sua temática principal. Como principais resultados, observa-se que as publicações aumentaram de forma crescente, em conjunto com o número de casos e óbitos registrados. Não obstante, os tipos de mídia mais utilizados são as fotos, assim como os conteúdos mais compartilhados se referem à comunicação em tempo real, a sensibilização e educação e o relatórios de atividades realizadas. Conclui-se que a análise de ferramentas de uso público, como o Facebook, é muito importante para que os gestores locais compreendam o alcance da informação em momentos de crise

Biografia do autor

Carlos Mello Garcias, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo, mestre em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Paraná. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Murilo Noli da Fonseca, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Mestrando em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade. Bacharel em Geografia pela Universidade Federal do Paraná

Larissa Maria da Silva Ferentz, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Especialista em Gestão Ambiental de Empresas pela Faculdade Souza. Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Nicole Santos Accioly Rodrigues da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, PR, Brasil

Doutoranda e Mestra em Gestão Urbana pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Engenheira Ambiental pela PUCPR.

Referências

AVAAZ. O Brasil está sofrendo uma infodemia de Covid-19. 2020. Disponível em: https://secure.avaaz.org/campaign/po/brasil_infodemia_coronavirus. Acesso em: 26 maio 2020.

BARRIENTO, André Luiz; TAVARES, Débora Cristina; LEITE, José Carlos. Redes Sociais e a prefeitura de Curitiba: o caso da página do Executivo Municipal no Facebook. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COMUNICAÇÃO E CONSUMO. COMUNICON, 2015, São Paulo. Anais eletrônicos ... Disponível em: http://anais-comunicon2015.espm.br/GTs/GT4/27_GT4-BARRIENTO_LEITE_TAVARES.pdf. Acesso em: 26 maio 2020.

BONSÓN, Enrique, CARVAJAL-TRUJILLO, Elena; ESCOBAR-RODRÍGUEZ, Tomás, 2015. Corporate Facebook and stakeholder engagement. Kybernetes, v. 44, p. 771-787, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/K-07-2014-0136

BONSÓN, Enrique, ROYO, Sonia e RATKAI, Melinda, 2015. Citizens’ engagement on local governments’ Facebook sites: an empirical analysis: the impact of different media and content types in Western Europe. Government Information Quarterly, v. 32, p. 52-62, 2015. DOI: https://doi.org/10.1016/j.giq.2014.11.001

BONSÓN, Enrique; ROYO, Sonia; RATKAI, Melinda. Facebook practices in Western European Municipalities. Administration & Society, v. 49, p. 320-347, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0095399714544945

BRASIL. Painel Coronavírus. 2020. Disponível em: https://covid.saude.gov.br/. Acesso em: 25 ago. 2020.

BROOKES, Erika. The anatomy of a facebook post: study on post performance by type, day of week, and time of day Vitrue-Oracle. New York, United States: Vitrue, 2010. Disponível em: https://marketingavatar.files.wordpress.com/2010/11/the-anatomy-of-a-facebook-post.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

CARVALHO, Gustavo Arthur Coelho Lobo de; KANFFER, Gustavo Guilherme Bezerra. O tratamento jurídico das notícias falsas (fake News). 2018.Disponível em: https://www.conjur.com.br/dl/tratamento-juridico-noticias-falsas.pdf. Acesso em: 25 ago. 2020.

CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo (orgs). A sociedade em rede: do conhecimento à ação política. Imprensa Nacional: Brasília, 2006.

CURITIBA. Curitiba vence em duas categorias do maior prêmio brasileiro de mídias sociais. Curitiba, Paraná: Prefeitura Municipal de Curitiba, 2015. Disponível em: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/curitiba-vence-em-duas-categorias-do-maior-premio-brasileiro-de-midias-sociais/38234. Acesso em: 25 ago. 2020.

CURITIBA. Decreto municipal n°450. Estabelece medidas complementares para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, decorrente do coronavírus (COVID-19), no Município de Curitiba, 2020a.

CURITIBA. Decreto municipal n°470. Estabelece medidas complementares para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, decorrente do novo Coronavírus (Covid-19) e define os serviços públicos e as atividades essenciais que devem ser resguardados pelo Poder Público e pela iniciativa privada. 2020b.

CURITIBA. Resolução n°1. Estabelece medidas complementares e obrigatórias para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública, decorrente do novo Coronavírus e regulamenta o Decreto Municipal nº 470, de 26 de março de 2020. 2020c.

CURITIBA, 2020d. Portaria n°6. Dispõe sobre medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), no âmbito da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, de seus serviços e equipamentos. 2020d.

CURITIBA, 2020e. Plano de Contingência para reposta às emergências em saúde pública do município de Curitiba. 2020e.

CVIJIKJ, Irena Pletikosa; MICHAHELLES, Florian. A case study of the effects of moderator posts within a Facebook brand page. In: SOCIAL INFORMATICS INTERNATIONAL CONFERENCE, 3., 2011, Singapore. Proceedings... 2011. p. 161-170, 2011.

DE ROSARIO, Arturo Haro; MARTÍN, Alejandro Saez; PÉREZ, Maria Del Carmen Caba. The use of Facebook to promote engagement with local governments in Spain. Social Media and Local Governments, v. 15, p. 219–241, 2016.

DE VRIES, Lisette; GENSLER, Sonja; LEEFLANG, Peter. Popularity of brand posts on brand fan pages: an investigation of the effects of social media marketing. Journal of Interactive Marketing, v. 26, p. 83-91, 2012. DOI: https://doi.org/10.1016/j.intmar.2012.01.003

DESLANDES, Suely Ferreira; COUTINHO, Tiago. O uso intensivo da internet por crianças e adolescentes no contexto da Covid-19 e os riscos para violências autoinflingidas. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, p. 2479-2486, 2020.

DESVARS-Larrive, Amelie et al. A structured open dataset of government interventions in response to COVID-19. MedRxiv, 2020.

ELLISON, Nick; HARDEY, Michael. Developing political conversations?. Information, Communication & Society, v. 16, p. 878-889, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/1369118X.2012.740495

FELDMAN, David et al. Communicating flood risk: looking back and forward at traditional and social media outlets. International Journal of Disaster Risk Reduction, v. 15, p. 1-24, 2016. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ijdrr.2015.12.004

FERENTZ, Larissa Maria da Silva; GARCIAS, Carlos Mello; SETIM, Leana Carolina Ferreira. Proposta de um indicador de desenvolvimento sustentável com base na qualidade de vida, bem-estar e felicidade: estudo piloto na cidade de Curitiba, Brasil. Análise Social, v. 1, n. 234, p. 168-192, 2020. DOI: https://doi.org/10.31447/as00032573.2020234.07

HUANG, Chaoling et al. Clinical features of patients infected with 2019 novel coronavirus in Wuhan, China. Lancet, 2019.

JIN, Kang-Xing. Mantendo as pessoas seguras e informadas sobre o coronavírus. 2020. Disponível em: https://about.fb.com/br/news/2020/04/coronavirus/. Acesso em: 15 ago. 2020.

JOHANNESSEN, Marius Rohde; FLAK, Leif Skiftenes; SÆBØ, Øystein. Choosing the right medium for municipal eparticipation based on stakeholder expectations. electronic participation. 2012. DOI: https://doi.org/10.1007/978-3-642-33250-0_3

JÜNGER, Jakob e KEYLING, Till. Facepager: an application for generic data retrieval through APIs. 2020. Disponível em: https://github.com/strohne/Facepager/. Acesso em: 15 ago. 2020.

KANTAR. COVID-19 Barometer: consumer attitudes, media habits and expectations. 2020. Disponível em: https://www.kantar.com/Inspiration/Coronavirus/COVID-19-Barometer-Consumer-attitudes-media-habits-and-expectations. Acesso em: 15 ago. 2020.

KEMP, Simon. Digital 2020: Brazil. 2020. Disponível em: https://bit.ly/2U0IXAO Acesso em: 15 ago. 2020.

KULSHRESTHA, Juhi; ESLAMI, Motahhare; MESSIAS Johnnatan; ZAFAR, Muhammad Bilal; GHOSH, Saptarshi; GUMMADI, Krishna; KARAHALIOS, K. Quantifying search bias: investigating sources of bias for political searches in social media. ArXiv Cornell University, v. 1, p. 417-432, 2017. DOI: https://doi.org/10.1145/2998181.2998321

LINDSAY, Bruce. Social media and disasters: current uses, future options, and policy considerations. CRS Report for Congress. Washington, DC: Congressional Research Service, 2011.

LUARN, Pin, LIN; Yu-Fan; CHIU, Yu-Ping. Influence of Facebook brand-page posts on online engagement. Online Information Review, v. 39, p. 505-519, 2015. DOI: https://doi.org/10.1108/OIR-01-2015-0029

LUCAS, Benjamin; ELLIOT, Brendan; LANDMAN, Todd. Online information search during COVID-19. ArXiv Cornell University, v.1, p.1-13, 2020.

MAGRO, Michael. A review of social media use in e-government. Administrative Sciences, n. 2, 148-161, 2012. DOI: https://doi.org/10.3390/admsci2020148

MERGEL, Ines. The social media innovation challenge in the public sector. Information Policy, n. 17, p. 281-292, 2012. DOI: https://doi.org/10.3233/IP-2012-000281

MORENO, Ángeles; FUENTES-LARA, Cristina; NAVARRO, Cristina. Covid-19 communication management in Spain: exploring the effect of information-seeking behavior and message reception in public’s evaluation. El profesional de la información, v. 29, n. 4, p. e290402, 2020. DOI: https://doi.org/10.3145/epi.2020.jul.02

MOURA, Rosa (coord.). A evolução tardia da COVID-19 na Região Metropolitana de Curitiba: Observatório das Metrópoles. 2020. Disponível em: https://www.observatoriodasmetropoles.net.br/a-evolucao-tardia-da-covid-19-na-regiao-metropolitana-de-curitiba/. Acesso em: 15 ago. 2020.

ORTIZ-OSPINA, Esteban; ROSER, Max. Loneliness and social connections. Disponível em: https://ourworldindata.org/social-connections-and-loneliness. Acesso em: 15 ago. 2020.

SABATE, Ferran; BERBEGAL-MIRABENT, Jasmina; CAÑABATE, Antonio; LEBHERZ, Philip. Factors influencing popularity of branded content in Facebook fan pages. European Management Journal, v. 32, p.1001-1011, 2014.

SANTANA, Marília Barreto; SOUZA, Cristiane Gabriela Boesing de. Uso das redes sociais por órgãos públicos no Brasil e possibilidades de contribuição do monitoramento para gestão. Revista Eletrônica de Gestão Organizacional, v.15, p. 99-107, 2017. DOI: https://doi.org/10.21714/1679-18272017v15Ed.p99-107

SANTOS, Gustavo Henrique Campos dos. O uso das mídias sociais no poder público: análise do perfil "Senado Federal" no Facebook. 2016. 148 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Fundação João Pinheiro, 2016.

SANTOS, Janaína; HARMATA, Felipe. Análise de caso da Prefeitura de Curitiba: a relação entre humor e serviço público na comunicação em redes sociais. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUDESTE, 18., 2013, Bauru. Anais... Intercom: Bauru, SP, 2013.

SBARAI, Rafael; HONORATO, Renata. Fotografia, o motor das redes sociais: o vídeo é visto como grande atração da web, mas são as fotos que animam a participação de usuários em serviços como o Facebook e o Pinterest. 2012. Disponível em: https://veja.abril.com.br/tecnologia/fotografia-o-motor-das-redes-sociais/. Acesso em: 15 ago. 2020.

SHAMAN, Jeffrey; KARSPECK, Alicia; YANG, Wan; TAMERIUS, James; LIPSITCH, Marc. Real-time influenza forecasts during the 2012-2013 season. Nature Communications, v. 4, n. 1, p.1-10, 2013. DOI: https://doi.org/10.1038/ncomms3837

SHARMA, Megha; YADAV, Kapil; YADAV, Nitika; FERDINAND, Keith. Zika virus pandemic-analysis of facebook as a social media health information platform. American Journal of Infection Control, v. 45, n. 3, p. 301-302, 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ajic.2016.08.022

SILVA, Camila Mariane Costa. Uso de mídia social governamental para promover engajamento entre cidadãos e o governo federal. 2015. 210 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

SOUTHWELL, Brian; NIEDERDEPPE, Jeff; CAPPELLA, Joseph; GAYSYNSKY, Anna; KELLEY, Dannielle; PETERSON, Emily; CHOU, Wen-Ying Sylvia. Misinformation as a misunderstood challenge to public health. American Journal of Preventive Medicine, v. 57, n. 2, p. 282-285, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.amepre.2019.03.009

TWIST. Assessoria de Comunicação. Conheça a demografia das mídias sociais de 2019. 2020. Disponível em: https://www.twist.systems/pt-br/blog/2020/01/29/demografia-das-midias-sociais-de-2019/. Acesso em: 05 ago. 2020.

VIBOUD, Cécile; VESPIGNANI, Alessandro. The future of influenza forecasts. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 116, n. 8, p. 2802-2804, 2019.

VOSOUGHI, Soroush;ROY, Deb; ARAL, Sinan. The spread of true and false news online. Science, v. 359, n. 6380, p.1146-1151, 2018.

ZHANG, Liwei; LI, Huijie; CHEN, Kelin. Effective risk communication for public health emergency: reflection on the COVID-19 (2019-nCoV) outbreak in Wuhan, China. Healthcare, v. 8, n. 1, p. 64, 2020. DOI: https://doi.org/10.3390/healthcare8010064

ZHU, Na; ZHANG, Dingyu; WANG, Wenling, Li; XINGWANG, YANG, Bo; SONG, Jingdong; ZHAO, Xiang; HUANG, Baoying; SHI, Weifeng; LU, Roujian; NIU, Peihua; ZHAN, Faxian; MA, Xuejun; WANG, Dayan; XU, Wenbo; WU, Guizhen; GAO, George; TAN, Wenjie. A novel coronavirus from patients with pneumonia in China, 2019. New England Journal of Medicine, n. 382, p. 727-733, 2020. DOI: https://doi.org/10.1056/NEJMoa2001017

Downloads

Publicado

31/12/2020

Como citar

GARCIAS, C. M.; FONSECA, M. N. da; FERENTZ, L. M. da S.; COSTA, N. S. A. R. da. O engajamento dos usuários do Facebook em relação à comunicação da Covid-19: uma análise da Prefeitura Municipal de Curitiba (Paraná, Brasil). Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5353, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5353. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5353. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19