Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5374

Palavras-chave:

Desinformação, Desinformação Científica, Conjuntura

Resumo

A desinformação relacionada à ciência tem sido uma das grandes preocupações atuais e os desafios para enfrentá-la tem se intensificado neste momento em que o mundo atravessa uma pandemia. A proposta deste artigo é problematizar e refletir sobre as formas como a agenda da desinformação tem sido construída, buscando discutir as ameaças ao sistema democrático. Através de revisão de literatura e análise da conjuntura política brasileira, este artigo se desdobra a partir dos seguintes eixos: 1) fatores culturais, políticos e ideológicos que tornam a desinformação um campo fértil para a dúvida e a descrença; 2) as medidas de enfrentamento à desinformação e suas limitações. 3) o processo de descrença institucional propiciada em um cenário político de contestação epistêmica e o papel da mídia nesta atuação; 4) uma agenda de guerra híbrida instaurada no campo político e jurídico, que ameaça o sistema democrático atual em nome de um inimigo indefinido: a desinformação; Por fim, este artigo busca oferecer um panorama amplo sobre os desafios e dificuldades para o campo da comunicação e informação no enfrentamento à desinformação relacionada à ciência em um contexto atual de disputas informacionais, políticas, jurídicas e tecnológicas

Referências

AGÊNCIA PÚBLICA. 20 projetos de lei no Congresso pretendem criminalizar fake news. Agência Pública, 11 de maio de 2018. Disponível em: https://apublica.org/2018/05/20-projetos-de-lei-no-congresso-pretendem-criminalizar-fake-news/. Acesso em: 2020.

ALBUQUERQUE, Afonso de; TAVARES, Camilla Quesada. Corporatism, fractionalization and state interventionism: the development of communication studies in Brazil. Publizistik, p. 1-18, 2020.

ALBUQUERQUE, Afonso. Quem vigia os vigias?: o combate às fake news na pósdemocracia. In: COSTA, M. Qual o caminho do Brasil?: instituições, cultura e política no século XXI. Rio de Janeiro: Editora Appris, 2021. No prelo.

ALBUQUERQUE, Afonso. O discurso das fake news e sua implicação comunicacional na política e na ciência. RECIIS, v. 14, p. 184-198, 2020.

ALBUQUERQUE, Afonso; QUINAN, Rodrigo. Crise epistemológica e teorias da conspiração: o discurso anti-ciência do canal “Professor Terra Plana”. Revista Mídia e Cotidiano, v. 13, n. 3, p. 83-104. 2019.

ALMEIDA, Ronaldo de. A onda quebrada-evangélicos e conservadorismo. Cadernos Pagu, n. 50, 2017.

AMADO, Adriana; WAISBORD, Silvio. Divided we stand: Blurred boundaries in Argentine journalism. In: BOUNDARIES of Journalism. Routledge, 2015. p. 51-66.

ANDERSEN, Jack; SØE, Sille Obelitz. Communicative actions we live by: the problem with fact-checking, tagging or flagging fake news–the case of Facebook. European Journal of Communication, v. 35, n. 2, p. 126-139, 2020.

ARAUJO, Ronaldo Ferreira; DE OLIVEIRA, Thaiane Moreira. Desinformação e mensagens sobre a hidroxicloroquina no Twitter: da pressão política à disputa científica. AtoZ, v. 9, n. 2, p. 196-205, 2020.

BALL, P. Anti-vaccine movement could undermine efforts to end coronavirus pandemic, researchers warn. Nature, 2020.

BECHMANN, Anja. Tackling disinformation and infodemics demands media policy changes. Digital Journalism, p. 1-9, 2020.

BENNET, Lance; LIVINGSTON, Steven. The disinformation order: Disruptive communication and the decline of democratic institutions. European Journal of Communication, v. 33, n. 2, 2018.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato. Sociologia. São Paulo: Editora Ática, 1976.

BOYD, Danah. You think you want media literacy…do you?. Medium, 2017. Disponível em: https://points.datasociety.net/did-media-literacy-backfire-7418c084d88d. Acesso em: 2020.

BOYD-BARRETT, Oliver. Fake news and ‘RussiaGate’discourses: Propaganda in the post-truth era. Journalism, v. 20, n. 1, p. 87-91, 2019.

BRANDTZAEG, Petter Bae; FØLSTAD, Asbjørn. Trust and distrust in online fact-checking services. Communications of the ACM, v. 60, n. 9, p. 65-71, 2017.

BRÅTEN, Ivar et al. The role of epistemic beliefs in the comprehension of multiple expository texts: Toward an integrated model. Educational Psychologist, v. 46, n. 1, p. 48-70, 2011.

BRUNS, Axel. Echo chamber?: what echo chamber?: reviewing the evidence. Biennial Future of Journalism Conference (FOJ17), 2017.

BUCKINGHAM, David. Media education: literacy, learning and contemporany culture. Combridge: Polity Press, 2005.

CAMPOS, Anabela. Está nos media. será mesmo notícia? ou obra deles?. Única (Expresso), v. 29, p. 36-42, 2009.

CASTRO, Gabriel Arruda. Dez monografias incomuns bancadas com dinheiro público. Gazeta do Povo, Curitiba, 13 jun. 2017. Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/dez-monografias-incomuns-bancadas-com-dinheiro-publico-a8q52qvze7py9r8qavfieakyl. Acesso em: 2020.

CATRACA LIVRE. Em 18 horas, NY contabiliza 30 casos de intoxicação depois da fala de Trump, Catraca Livre, 26 abr. 2020. Disponível em: https://catracalivre.com.br/saude-bem-estar/em-18-horas-ny-contabiliza-30-casos-de-intoxicacao-depois-da-fala-de-trump/. Acesso em: 2020.

CHARLEAUX, João Paulo. A educação midiática como antídoto contra notícias falsas. Nexo, 19 nov. 2018. Disponível em: https://www.nexojornal.com.br/entrevista/2018/11/17/A-educa%C3%A7%C3%A3o-midi%C3%A1tica-como-ant%C3%ADdoto-contra-not%C3%ADcias-falsas. Acesso em: 2020.

COLOM, Guillem. Vigencia y limitaciones de la guerra híbrida. Revista Científica General José María Córdova, v. 10, n. 10, p. 77-90, 2012.

COLOMBO, Silvia. Jornalistas são essenciais em tempos de pandemia. Folha de São Paulo, Opinião, 03 mai. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/colunas/sylvia-colombo/2020/05/jornalistas-sao-essenciais-em-tempos-de-pandemia.shtml. Acesso em: 2020.

COSTA, Camila. Neurocientista defende universidades geridas como empresas: 'É preciso demitir quem não produz'. BBC Brasil, 30 de maio 2016. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-36365112. Acesso em: 2020.

DAHLGREN, Peter. Media, knowledge and trust: The deepening epistemic crisis of democracy. Javnost-The Public, v. 25, n. 1-2, p. 20-27, 2018.

DAVEY, Melissa. Covid-19 study on hydroxychloroquine use questioned by 120 researchers and medical professionals. The Guardian, 29 maio 2020. Disponível em: https://www.theguardian.com/world/2020/may/29/covid-19-surgisphere-hydroxychloroquine-study-lancet-coronavirus-who-questioned-by-researchers-medical-professionals. Acesso em: 2020.

DERKSEN, Anthony A. The seven sins of pseudo-science. Journal for General Philosophy of Science, v. 24, n. 1, p. 17-42, 1993.

DONOVAN, Amalia M.; RAPP, David N. Look it up: online search reduces the problematic effects of exposures to inaccuracies. Memory & Cognition, 2020.

DOURADO, Tatiana Maria Silva Galvão. Fake news na eleição presidencial de 2018 no Brasil. 2020. 308 f. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2020.

EXAME. Prorrogação da CPI das Fake News é aprovada com foco na pandemia. Exame, 04 abr. 2020. Disponível em: https://exame.com/brasil/prorrogacao-da-cpi-das-fake-news-e-aprovada-com-foco-na-pandemia/. Acesso em: 2020.

FALLIS, Don. What is disinformation?. Library Trends, v. 63, n. 3, p. 401-426, 2015.

GAGLIARDI, Juliana. La elección de 2018 y la gran prensa brasileña. Revista Política Latinoamericana, n. 7, 2018.

GALF, R.; MATTTOSO, C.; SETO, G. Decisão de Moraes contra perfis de bolsonaristas extrapola jurisdição e abre precedente para conflitos. Folha de São Paulo, 31 jul. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2020/07/decisao-de-moraes-contra-perfis-de-bolsonaristas-extrapola-jurisdicao-e-abre-precedente-para-conflitos.shtml. Acesso em: 2020.

GIDDENS, Anthony. As conseqüências da modernidade. São Paulo: Unesp, 1991.

GIRARDI, Juliana. Estudo sobre cloroquina na revista Lancet é retirado do ar por autores. Estadão, Ciência, 04 jun. 2020. Disponível em: https://ciencia.estadao.com.br/noticias/geral,estudo-sobre-cloroquina-na-revista-lancet-e-retirado-do-ar-por-autores,70003324850. Acesso em: 2020.

GOSTIN, Lawrence O. Global polio eradication: espionage, disinformation, and the politics of vaccination. The Milbank Quarterly, v. 92, n. 3, p. 413, 2014.

GRABNER-KRÄUTER, Sonja; BITTER, Sofie. Trust in online social networks: a multifaceted perspective. In: FORUM for social economics. Routledge, 2015. p. 48-68.

GRENZ, Stanley. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia do nosso tempo. São Paulo: Vida Nova, 1997.

HAJE, Lara. Projeto do Senado de combate a notícias falsas chega à Câmara. Agência Câmara de Notícias, 03 de julho de 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/673694-projeto-do-senado-de-combate-a-noticias-falsas-chega-a-camara/. Acesso em: 2020.

HAMELEERS, Michael; VAN DER MEER, Toni GLA. Misinformation and polarization in a high-choice media environment: How effective are political fact-checkers?. Communication Research, v. 47, n. 2, p. 227-250, 2020.

HONNETH, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2009.

ITHISUPHALAP, Jaruda; RICH, Patrick R.; ZARAGOZA, Maria S. Does evaluating belief prior to its retraction influence the efficacy of later corrections?. Memory, v. 28, n. 5, p. 617-631, 2020

JAMIESON, Kathleen Hall. Cyberwar: how russian hackers and trolls helped elect a president. New York: Oxford University Press, 2018.

JORNAL NACIONAL (JN), G1. TSE aprova punição com prisão ou multa para quem espalhar fake News. G1, 19 dez. 2019. Disponível em: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/12/19/tse-aprova-punicao-com-prisao-ou-multa-para-quem-espalhar-fake-news.ghtml Último acesso em: 13 de dez. 2020.

KAHAN, Dan M. et al. The polarizing impact of science literacy and numeracy on perceived climate change risks. Nature Climate Change, v. 2, n. 10, p. 732-735, 2012.

KARLOVA, Natasha; FISHER, Karen. A social diffusion model of misinformation and disinformation for understanding human information behavior. Information Research, v. 18, n. 1. 2013.

KNOBEL, Marcelo; ORSI, Carlos. Alerta máximo contra as pseudociências. Folha de São Paulo, 16 jan. 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/01/alerta-maximo-contra-as-pseudociencias.shtml. Acesso em: 2020.

LAKATOS, Imre. Falsification and the Methodology of Research program. In: LAKATOS, I; MUSGRAVE, A. (eds.) Criticism and the growth of knowledge. Cambridge: Cambridge University Press, 1970.

LEAL, Paulo Cesar. A guerra híbrida. Doutrina Militar Terrestre em Revista, v. 4, n. 9, p. 6-17, 2016.

LELO, Thales Vilela. A influência do partidarismo na recepção de fake news e fact-checking em contexto de polarização política. Observatorio (OBS*), v. 14, n. 3, 2020.

LIM, Chloe. Checking how fact-checkers check. Research & Politics, v. 5, n. 3, 2018.

LIMA, Roberto Kant de. Complementaridade e inquisitorialidade, oposição e acusatorialidade: a tradição judiciária da punição de conflitos e a tradição processual da resolução de conflitos, no Brasil. Série Estudos, n. 91, p. 67-85, 1995.

LIMA, Roberto Kant de; MOUZINHO, Glaucia Maria Pontes. Inquisitorialidade, igualdade jurídica e direitos civis no Brasil: afinal, direitos humanos para quem?. In: A ANTROPOLOGIA e a esfera pública no Brasil. Rio de Janeiro: Coedição Editora E-papers / ABA publicações, 2018. p. 237-272.

LIVINGSTONE, Sônia. Media Literacy and the challenge of new information and communication Technologies. London: LSE Research Online, 2004.

LUBCHENCO, Jane. Environmental science in a post‐truth world. Frontiers in Ecology and the Environment, v. 15, n. 1, 2017.

LYOTARD, Jean-François. A condição pós-moderna. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1998.

MAHNER, Martin. Demarcating science from non-science. In: GENERAL Philosophy of Science. [S.l.]: North-Holland, 2007. p. 515-575.

MARIETTA, Morgan; BARKER, David C.; BOWSER, Todd. Fact-checking polarized politics: Does the fact-check industry provide consistent guidance on disputed realities?. In: THE FORUM. 2015. p. 577-596.

MEDE, Niels G.; SCHÄFER, Mike S. Science-related populism: Conceptualizing populist demands toward science. Public Understanding of Science, 2020.

MILLER, Seumas. Freedom of Political Communication, Propaganda and the Role of Epistemic Institutions in Cyberspace. In: THE ETHICS of Cybersecurity. 2020. p. 227-243.

MOISÉS, José Álvaro. A desconfiança nas instituições democráticas. Opinião Pública, v. 11, n. 1, p. 33-63, 2005.

MOURA, Athos. Deputados pedem que Maia desconvide Felipe Neto para debate na Câmara. O Globo, Blogs, 05 ago. 2020. Disponível em: https://blogs.oglobo.globo.com/lauro-jardim/post/deputados-pedem-que-maia-desconvide-felipe-neto-para-debate-na-camara.html. Acesso em: 2020.

NOVAES, Allan Macedo. A crise da ciência: pós-modernidade e a prática do jornalismo científico em Superinteressante. Inovcom, v. 1, n. 1, p. 02-11, 2006.

OLIVEIRA, Thaiane. Desinformação científica em tempos de crise epistêmica: circulação de teorias da conspiração nas plataformas de mídias sociais. Fronteiras, v. 22, n. 1, 2020.

OLIVEIRA, Thaiane; QUINAN, Rodrigo; TOTH, Janderson Pereira. Antivacina, fosfoetanolamina e Mineral Miracle Solution (MMS): mapeamento de fake sciences ligadas à saúde no Facebook. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde, v. 14, n. 1, 2020.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE - OMS. Benin goes on digital offensive against COVID-19. OMS, 09 abr. 2020. Disponível em: https://www.who.int/news-room/feature-stories/detail/benin-goes-on-digital-offensive-against-covid-19. Acesso em: 2020.

PENNYCOOK, Gordon et al. Understanding and reducing the spread of misinformation online. [S.l.: s.n.], 2019.

PICCOLLI, Larlecianne; MACHADO, Lauren; MONTEIRO, Valeska Ferrazza. A guerra híbrida e o papel da Rússia no conflito sírio. Revista Brasileira de Estudos de Defesa, v. 3, n. 1, 2016.

POPPER, Karl. Conjectures and refutations: the growth of scientific knowledge. Nova York: Basic Books, 1962.

RIETJENS, Sebastiaan. Unraveling disinformation: the case of Malaysia Airlines Flight MH17. The International Journal of Intelligence, Security, and Public Affairs, v. 21, n. 3, p. 195-218, 2019.

RODRIGUES, Theófilo Machado; BONONE, Luana; MIELLI, Renata. Desinformação e crise da democracia no Brasil: é possível regular fake news?. Confluências| Revista Interdisciplinar de Sociologia e Direito, v. 22, n. 3, p. 30-52.

RUTSCHMAN, Ana. The reemergence of vaccine nationalism. Georgetown Journal of International Affairs, Forthcoming, 2020.

SAMPAIO, Paulo. Para médica Nise Yamaguchi, comunidade científica conspira contra a vida. UOL, Coluna, 19 jul. 2020. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/colunas/paulo-sampaio/2020/07/19/para-medica-nise-yamaguchi-comunidade-cientifica-conspira-contra-a-vida.htm

SHEN, Lijiang; ZHOU, Yanmengqian. Epistemic egocentrism and processing of vaccine misinformation (vis-à-vis scientific evidence): the case of vaccine-autism link. Health Communication, p. 1-12, 2020.

SHETH, Bhavisha P.; THAKER, Vrinda S. Scientific retraction: a synonym for pseudoscience?. Acta Bioethica, v. 20, n. 1, p. 93-97, 2014.

SHIN, Jieun et al. The diffusion of misinformation on social media: Temporal pattern, message, and source. Computers in Human Behavior, v. 83, p. 278-287, 2018.

SIITONEN, A. Demarcation of Science from the Point of View of Problems and Problem-Stating in Philosophy of Science History of Science. Philosophia Naturalis Meisenheim, v. 21, n. 2-4, p. 339-353, 1984

STEFFENS, Maryke S. et al. How organisations promoting vaccination respond to misinformation on social media: a qualitative investigation. BMC Public Health, v. 19, n. 1, p. 1-12, 2019.

TALWAR, Shalini et al. Why do people share fake news?: associations between the dark side of social media use and fake news sharing behavior. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 51, p. 72-82, 2019.

THALER, Andrew David; SHIFFMAN, David. Fish tales: combating fake science in popular media. Ocean & Coastal Management, v. 115, p. 88-91, 2015.

TÖRNBERG, Petter. Echo chambers and viral misinformation: modeling fake news as complex contagion. PLoS one, v. 13, n. 9, p. e0203958, 2018.

TUFTE, Thomas. Estudos de mídia na América Latina. Comunicação & Sociedade, n. 25, 1996.

UNESCO. Media and information literacy: reinforcing human rights, countering, radicalization and extremism. 2016.

VAN DE WALLE, Steven; SIX, Frédérique. Trust and distrust as distinct concepts: why studying distrust in institutions is important. Journal of Comparative Policy Analysis: Research and Practice, v. 16, n. 2, p. 158-174, 2014.

VAN PUYVELDE, Damien. Hybrid war: does it even exist?. NATO Review, 2015.

VAN ZOONEN, Liesbet. I-pistemology: changing truth claims in popular and political culture. European Journal of Communication, v. 27, n. 1, p. 56-67, 2012.

WALLACE, Rob et al. COVID-19 and circuits of capital. Monthly Review, v. 72, n. 01, 2020.

WALTER, Nathan et al. Fact-checking: A meta-analysis of what works and for whom. Political Communication, v. 37, n. 3, p. 350-375, 2020.

WALTER, Nathan; MURPHY, Sheila T. How to unring the bell: A meta-analytic approach to correction of misinformation. Communication Monographs, v. 85, n. 3, p. 423-441, 2018.

WARDLE, Claire; DERAKSHAN, H. Information disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. RM. Retrieved from, 2017.

WEINGART, Peter; GUENTHER, Lars. Science communication and the issue of trust. Journal of Science communication, v. 15, n. 5, p. C01, 2016.

XU, Yi et al. Is it smart to read on your phone?: the impact of reading format and culture on the continued influence of misinformation. Memory & Cognition, 2020.

Downloads

Publicado

23/12/2020

Edição

Seção

Perspectivas e desafios informacionais em tempos da pandemia da Covid-19

Como Citar

Como enfrentar a desinformação científica? Desafios sociais, políticos e jurídicos intensificados no contexto da pandemia. Liinc em Revista, [S. l.], v. 16, n. 2, p. e5374, 2020. DOI: 10.18617/liinc.v16i2.5374. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5374. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 141

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.