In(formação), interculturalidade e a Covid-19 em territórios indígenas de Mato Grosso do Sul
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v16i2.5384Palavras-chave:
Saúde indígena, Cosmologia, Educação Escolar IndígenaResumo
A inesperada situação de confinamento social com o intuito de diminuir o contágio entre a população pela COVID 19 impactou diretamente os povos tradicionais e seu Tekohá. Partindo do princípio que a saúde é um modo de ser e viver, que respeita as visões próprias dos povos indígenas em relação ao seu bem-estar, e considerando a precarização a que foram submetidos desde a chegada dos conquistadores europeus, principalmente devido às doenças trazidas e que eram desconhecidas por estes povos, a COVID-19 adentra os territórios indígenas, tornando essencial ações educativas que contribuam para a divulgação de informações compreensíveis a respeito da doença. Nesse contexto, foram elaboradas cartilhas de orientações em saúde que consideraram as cosmologias ameríndias representadas na região de Dourados (MS), pelos povos Guarani, Kaiowá e Terena e que rompem com a reprodução da lógica colonial de que os conhecimentos médicos europeus são superiores aos dos indígenas. A circulação do material impresso ampliou os debates entre a parentela indígena sobre os cuidados fundamentais no enfrentamento à Pandemia e passou a ser utilizado como material pedagógico de apoio aos professores e escolas indígenas locais.
Referências
ALBUQUERQUE, U. P. et al. Pequeno manual para lidar com o mundo pós-pandemia da COVID-19. Recife: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Etnobiologia, Bioprospecção e Conservação da Natureza. 2020. E-book. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/Ebook_Covid-2%20(2).pdf. Acesso em: 20 maio 2020.
ARAÚJO, V. Tuberculose deixa índios mais vulneráveis a Covid-19 em Dourados. O Progresso Digital, Dourados, 24 abr. 2020. Disponível em: https://www.progresso.com.br/cotidiano/tuberculose-deixa-indios-mais-vulneraveis-a-covid-19-em-dourados/371988/. Acesso em: 20 maio 2020.
BARATA, R. de C. B. Epidemias. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 3, n. 1, p. 9-15, 1987. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/csp/v3n1/v3n1a02.pdf. Acesso em: 15 maio 2020.
BARRETO, M. L. Desigualdades em Saúde: uma perspectiva global. Ciências & Saúde Coletiva, v. 22, n. 7, p. 2097-2108, jul. 2017. DOI: 10.1590/1413-81232017227.02742017. Disponível em: file:///F:/Material%20CORONA%20VIRUS/BARRETO%202017.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020].
BARRY, J. M. A grande gripe: a história da gripe espanhola, a pandemia mais mortal de todos os tempos. 1. ed. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2020.
BENITES, E. Tekoha Ñeropu’ã: aldeia que se levanta. Revista NERA, v. 23, n. 52, p. 19-38. Dossiê. Presidente Prudente, mar. 2020. Disponível em: file:///C:/Users/Usuario/Downloads/7187-26157-1-PB.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
BOLETIM DSEI/MS. Boletim Coronavírus: casos COVID-19: Mato Grosso do Sul. Disponível em: https://www.saude.ms.gov.br/wp-content/uploads/2020/08/BOLETIM-DSEI-MS-12.08.2020.pdf. Acesso em: 13 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Gabinete do Ministro. Portaria N.º 1163/GM, de 14 de setembro de 1999. Disponível em: http://www.funasa.gov.br/site/wp-content/files_mf/Pm_1163_1999.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de manejo clínico do Coronavírus (COVID-19) na atenção primária à saúde. 2020. Versão 8, BRASÍLIA: 2020. Disponível em: file:///F:/Material%20CORONA%20VIRUS/Pandemia/20200422_ProtocoloManejo_ver08.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Protocolo de Tratamento do Novo Coronavírus (2019-nCoV). 2020. 31p. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2020/fevereiro/05/Protocolo-de-manejo-clinico-para-o-novo-coronavirus-2019-ncov.pdf. Acesso em: 18 jun. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Especial de Saúde Indígena. Protocolo de acesso à Casa de Saúde do Índio do Distrito Federal. 2017. Brasília: Ministério da Saúde, 2017. Disponível em: http://www.saude.gov.br/images/pdf/2017/fevereiro/08/Protocolo-de-acesso-CASAI-DF.pdf. Acesso em: 25 jul. 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Sistema Universidade Aberta do SUS. Atenção integral à saúde das populações do campo, da floresta e das águas. Fundação Oswaldo Cruz & Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 2018. Disponível em: http://production.latec.ufms.br/modulos/pcfa201802/u1_2.html. Acesso em: 20 jun. 2020.
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL. Dispõe sobre a educação escolar indígena na educação básica do Sistema Estadual de Ensino de Mato Grosso do Sul. 2015. Disponível em: http://www.cee.ms.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/indica%C3%A7%C3%A3o-n.-83-2015.pdf. Acesso em: 24 maio 2020.
CONSELHO INDIGENISTA MISSIONÁRIO. Nota do CIMI Regional Mato Grosso do Sul sobre a pandemia de covid-19 entre os Kaiowá e Guarani. 18 de maio 2020. Disponível em: https://cimi.org.br/2020/05/nota-do-cimi-ms-sobre-pandemia-covid-19-entre-kaiowa-guarani/. Acesso em: 20 maio 2020.
DSEI/MATO GROSSO DO SUL. Caracterização do DSEI. 2017. Disponível em: https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/dezembro/08/Anexo-1659355-dsei-ms.pdf. Acesso em: 20 jul. 2020.
FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE. Política Nacional de Atenção à Saúde dos Povos Indígenas. 2. ed. Brasília: Fundação Nacional de Saúde, 2002. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_saude_indigena.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
HAVERROTH, M. Experiências de pesquisa de campo em etnobiologia: relatos e reflexões. In: ARAÚJO, Thiago Antônio de Souza; ALBUQUERQUE, Ulysses Paulino de. Encontros e desencontros na pesquisa etnobiológica e etnoecológica: os desafios do trabalho em campo. Recife: NUPPEA, 2009. p.183-202.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Os indígenas no Censo Demográfico 2010 primeiras considerações com base no quesito cor ou raça. Rio de Janeiro: IBGE, 2102. Disponível em: https://indigenas.ibge.gov.br/images/indigenas/estudos/indigena_censo2010.pdf. Acesso em: 18 jul. 2020.
JARDIM, C. Pandemias: o que são e como os países se comportam? [em linha]. 23 de abril 2020. Disponível em: https://www.politize.com.br/pandemias/. Acesso em: 24 maio 2020.
KRENAK, A. O amanhã não está à venda. São Paulo: Editora Schwarcz S. A. 2020. E-book. Disponível em: https://www.amazon.com.br/amanh%C3%A3-n%C3%A3o-est%C3%A1-%C3%A0-venda-ebook/dp/B0876HG28P. Acesso em: 24 maio 2020.
MACHADO, I. R. Coronavirus: Índia denuncia falta de água e comida em Dourados na ONU Mulheres (entrevista). O Progresso Digital, Dourados, abr. 2020a. Disponível em: https://www.progresso.com.br/cotidiano/coronavirus-india-denuncia-falta-de-agua-e-comida-em-dourados-na-onu/371673/. Acesso em: jul. 2020.
MACHADO, I. R. Para conter coronavírus, lideranças indígenas fecham acesso às aldeias (entrevista): Midiamax, Dourados, 23 de mar. 2020b. Disponível em: https://www.radiojotafm.com.br/noticias/para-conter-coronavirus-liderancas-indigenas-fecham-acesso-as-aldeias/13664/. Acesso em: 25 jul. 2020.
MOURA, A. S. Endemias e epidemias: dengue, leishmaniose, febre amarela, influenza, febre maculosa e leptospirose. Belo Horizonte: Nescon/UFMG, 2012. E-book. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/3285.pdf. Acesso em: 8 maio 2020.
PAGLIARO, H.; AZEVEDO, M. M.; SANTOS, R. V. (Org.). Demografia dos Povos Indígenas no Brasil: um panorama crítico. In: Demografia dos povos indígenas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz: Associação Brasileira de Estudos Populacionais/Abep, 2005. p.11-32. E-book. Disponível em: http://books.scielo.org/id/qdgqt/pdf/pagliaro-9788575412541.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
PEREIRA, L. M. A Reserva indígena de Dourados: a atuação do Estado brasileiro e o surgimento de figurações indígenas multiétnicas. In: CHAMORRO, G.; COMBÈS, I. Povos indígenas em Mato Grosso do Sul: história, cultura e transformações sociais. Dourados, MS: Ed. UFGD, p.781-794. E-book. Disponível em: http://files.ufgd.edu.br/arquivos/arquivos/78/EDITORA/catalogo/povos_indigenas_em_mato_grosso_do_sul.pdf. Acesso em: 8 maio 2020.
PERFIL TERRITORIAL. Caderno territorial 035 Com Sul. Maio 2015. Disponível em: http://sit.mda.gov.br/download/caderno/caderno_territorial_035_Cone%20Sul%20-%20MS.pdf. Acesso em: 12 abr. 2020.
SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal, 2020. E-book. Disponível em: https://www.cpalsocial.org/documentos/927.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
SCHATZMAYR, H. G.; CABRAL, M. C. A virologia no Estado do Rio de Janeiro: uma visão global. 2. ed. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2012. E-book. Disponível em: http://www.fiocruz.br/ioc/media/Livro_Virologia_nova_edicao.pdf. Acesso em: 20 jun. 2020.
SOUSA, N. M. O novo Coronavírus e os povos indígenas. 2020. Disponível em: https://www.academia.edu/42882335/O_NOVO_CORONA_V%C3%8DRUS_E_OS_POVOS_IND%C3%8DGENAS. Acesso em: 28 jun. 2020.
TERENA, D. Falta de água afeta 30 famílias na Aldeia Bananal, em Aquidauana, há 30 dias. Gazeta Trabalhista, Dourados, 28 abr. 2020. Disponível em: https://gazetatrabalhista.com.br/falta-de-agua-afeta-30-familias-na-aldeia-bananal-em-aquidauana/. Acesso em: 28 jun. 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Andreia Sangalli, Neimar Machado de Sousa

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0