A Educação em Ciências e Saúde e o enfrentamento à desinfodemia: um relato de experiências críticas no ensino online
Palavras-chave:
Formação Superior em Saúde, Ensino de Ciências, Ensino Remoto, Tecnologias de Informação e Comunicação, DesinformaçãoResumo
Os desafios e as dificuldades impostas pelo novo coronavírus, demanda a reflexão sobre os seus impactos na prática de ensino, principalmente pelo fato das atividades de ensino/aprendizagem dividirem as mesmas telas destinadas às atividades de entretenimento, formação e trabalho, onde também circula a desinformação. O surto de Covid-19 e a resposta a ele vêm sendo acompanhada pelo excesso de informações, algumas precisas e outras não, conhecida como infodemia. Neste cenário, o objetivo deste trabalho foi relatar a experiência, no campo da Educação em Saúde, nas práticas adotadas em duas atividades de ensino remoto, com o uso de diferentes Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), considerando elementos das reflexões sobre educação de Paulo Freire. A primeira foi o curso de extensão “Fake News faz mal à saúde? Reflexões sobre o consumo de informações em tempos de pandemia”, oferecido pelo Instituto Nutes/UFRJ. Posteriormente, relata-se a experiência com a disciplina “Planejamento Curricular e de Ensino na Área de Saúde” do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/Nutes), oferecida de forma obrigatória para discentes de Mestrado de Doutorado da Faculdade de Medicina da UFRJ. Na conclusão, são tratadas algumas questões que essas experiências suscitaram, como a importância do desenvolvimento de abordagem crítica que considere a interação entre sujeitos que se situam no mundo e atuam como profissionais da saúde e da educação em busca do envolvimento dos discentes, visando o enfrentamento do desafio que representa a desinformação.
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