MostrEmCasa: Arte, Tecnologia e Experiência Decolonial no Contexto de Pandemia
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5774Palavras-chave:
Pandemia, Arte, Tecnologia, Ensino/aprendizagem, Experiência decolonialResumo
O trabalho trata diretamente da experiência na realização de um curso livre na modalidade online, como atividade complementar ao currículo em um curso de graduação na área de Comunicação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Tal atividade surge como possibilidade em contribuir na construção de rumos/direcionamentos para a educação no contexto da pandemia Covid-19, na medida em que reflexiona o locus de ensino/aprendizagem – processos, espaços, sujeitos – através da arte e tecnologia, a partir de uma perspectiva decolonial. O curso MostrEmCasa teve como objetivo refletir sobre a importância da arte e das linguagens midiáticas como um elemento fundamental para a consciência, acolhimento e enfrentamento aos desafios vividos mundialmente, buscando experienciá-las no cotidiano “mínimo” imposto por esse período de isolamento/confinamento social. Os resultados apontam que a arte, através das tecnologias digitais, numa perspectiva decolonial, se constitui como um recurso para o livre pensar/fazer sobre si e sobre o mundo
Referências
Akotirene, Carla. 2019. O Que é Interseccionalidade? Coleção Fe. São Paulo, Brasil: Sueli Carneiro; Pólen.
Bachelard, Gaston. 2000. A Poética Do Espaço. Sao Paulo - Brasil: Martins Fontes.
Barbier, René. 1998. “A Escuta Sensível Na Abordagem Transversal.” In Multirreferencialidade Nas Ciências e Na Educação, edited by Joaquim Barbosa. São Carlos, SP-Brasil: Editora da UFSCar.
Beck, Ulrich, Anthony Giddens, and Scott Lasch. 1995. Modernização Reflexiva: Política, Tradição e Estética Na Ordem Social Moderna. São Paulo, Brasil: UNESP.
Bronowski, Jacob. 1983. Arte e Conhecimento: Ver, Imaginar, Criar. Lisboa, Portugal: Edições 70.
Burke, Peter. 2003. Uma História Social Do Conhecimento: De Gutemberg à Diderot. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar.
Escobar, Arturo. 2005. Más Allá Del Tercer Mundo. Globalización y Diferencia. Bogotá, Colombia: Instituto Colombiano de Antropologia e História-Universidad del Cauca.
Fidalgo, António. 2020. “Ensino de Corpo e Alma.” Jornal Observador, 2020.
Fróes Burnham, Teresinha. 2000. Sociedade Da Informação, Sociedade Do Conhecimento, Sociedade Da Aprendizagem: Implicações Ético-Políticas No Limiar Do Século. Edited by Lídia Lubisco, Nídia; Brandão. Informação. Salvador - Brasil: EDUFBa.
Gadamer, Hans-Gerg. 1997. Verdade e Método. 2nd ed. Petrópolis, RJ Brasil: Vozes.
Jenkins, Henry. 2008. Cultura Da Convergência. Trad. Susa. São Paulo, Brasil: Aleph.
Lander, Edgardo. 2005. “Ciências Sociais: Saberes Coloniais e Eurocêntricos.” In A Colonialidade Do Saber: Eurocentrismo e Ciências Sociais. Perspectivas Latinoamericanas, 08–23. Ciudad Autónoma de Buenos Aires, AR: CLACSO.
Lash, Scott. 2005. Crítica de La Información. 1st ed. Buenos Aires, AR: Amorrortu.
Lévy, Pierre. 1999. Cibercultura. Edited by Carlos Irineu da Costa. São Paulo, Brasil: Editora 34.
Marotta, Vince. 2017. “The Cyborg Stranger and Posthumanism.” In Theories of the Strange: Debates on Cosmopolitanism, Identity and Cross-Cultural Encounters, 1st ed. New York: Routledge Taylor & Francis Group.
Mattos, Wilson Roberto de. 2007. Contribuição Historiográfica Ao Debate Sobre Ações Afirmativas: Exclusão Racial Na Bahia Do Século XIX. Salvador - Brasil: EDUFBa.
Meneses, Maria Paula, and Boaventura de Sousa Santos. 2009. Epistemologias Do Sul. Revista Crítica de Ciências Sociais. Coimbra, Portugal: Edições Almedina SA. https://doi.org/10.4000/rccs.689.
Morin, Edgar. 1993. “Edgar Morin, Contrabandista Dos Saberes.” In Do Caos à Inteligência Artificial: Quando Os Cientistas Se Interrogam, edited by Guitta Pessis-Pasternak, 83–94. Sao Paulo - Brasil: Editora da Universidade Estadual Paulista.
OCDE. 2020. “The Impact of COVID-19 on Education: Insights from Educations at a Glance 2020.” OCDE. 2020.
OMS. 2020. “WHO Director-General’s Opening Remarks at the Media Briefing on COVID-19.” OMS. 2020.
Pareyson, Luigi. 2001. Os Problemas Da Estética. 3a ed. São Paulo, Brasil: Martins Fontes.
Queiroz, Delcele Mascarenhas. 2000. “Desigualdades Raciais No Ensino Superior: A Cor Da UFBA.” In Educação, Racismo e Anti-Racismo. Programa “A Cor Da Bahia” - UFBA, edited by Delcele Mascarenhas et al Queiroz, 11–44. Salvador - Brasil: UFBA.
Queiroz, Delcele Mascarenhas. 2002. “Desigualdades Raciais No Ensino Superior No Brasil.” In O Negro Na Universidade. Programa "A Cor Da Bahia - UFBA, edited by Delcele Mascarenhas et al Queiroz, 13–55. Salvador - Brasil: UFBA.
Ribeiro, Renato Janine. 2020. “Educação Na Pandemia e Volta Às Aulas: Ex-Ministro Renato Janine Ribeiro Conversa Com Paulo Makun.” 2020.
Ribeiro, Renato Janine. 2021. “Ex-Ministro Da Educação Critica: Brasil é Um País Apaixonado Pela Abstração.” Revista Ensino Superior. 2021.
Rubino, Silvana, and Marina Grinover. 2009. Lina Por Escrito. Sao Paulo - Brasil: Cosac Nayfy.
Santos, Boaventura de Sousa. 2001. Pela Mão de Alice: O Social e o Político Na Pós-Modernidade. 8a ed. Sao Paulo - Brasil: Cortez.
Santos, Boaventura de Sousa. 2020. A Cruel Pedagogia Do Vírus. Coimbra, Portugal: Edições Almedina SA.
UNICEF, WHO, and IFRC. 2020. “Key Messages and Actions for COVID-19 Prevention and Control Is Schools.” 2020.
Vicini, Andrea, and Agnes M. Brazal. 2015. “Longing for Transcendence: Cyborgs and Trans- and Posthumans.” Theological Studies 76 (1): 148–65. https://doi.org/10.1177/0040563914565308.
Wertheim, Margaret. 2001. Uma História Do Espaço de Dante Aà Internet. Rio de Janeiro, Brasil: Jorge Zahar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Claudio Xavier, Katia Santos de Morais, Nadia Virginia Barbosa Carneiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0