Dorothy Porter Wesley e a Organização do Conhecimento na Coleção Especial Moorland-Spingarn Research Center
DOI:
https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5780Palavras-chave:
Organização do Conhecimento, Conhecimento negro, Biblioteconomia Negra – Estados UnidosResumo
Este artigo apresenta a bibliotecária negra[1], Dorothy Porter Wesley, com especial enfoque em sua atuação na organização da Coleção Especial do Moorland-Spingarn Research Center. Com base em materiais bibliográficos e documentais, evidencia a denúncia realizada pela bibliotecária sobre a abordagem etnocêntrica, preconceituosa e limitante da Classificação Decimal de Dewey para catalogação dos recursos informacionais da Coleção. Para resolver essa lacuna, Porter Wesley preparou diversas bibliografias e catálogos destinados à organizar o conhecimento elaborado por e sobre as populações negras, africanas e da diáspora da Coleção. O estudo investiga o desenvolvimento crítico de sua trajetória e o papel metaepistemológico e metametodológico que conjuga a apropriação de ferramentas do campo informacional – a começar, a bibliografia –, como forma de luta, de resistência e de emancipação da comunidade negra americana. A pesquisa, em seus resultados, atesta a potencialidade revolucionária da práxis de Dorothy Porter Wesley, assim como fundamenta outra via epistemológico-histórica de concepção do campo biblioteconômico-informacional.
[1] Não usaremos o termo “de cor” para se referir a pessoas negras americanas a não ser quando a passagem abordar uma citação da própria Dorothy Porter Wesley, embora seu uso popular seja um fato em alguns contextos dos Estados Unidos. Para tanto, quando utilizamos o termo “negra” ou “afro-americana” estamos nos referindo a pessoas de origem africana na diáspora, esta última resultante de crimes contra humanidade.
Referências
ADLER, Melissa. The Case for Taxonomic Reparations. Knowlodge Organization, v. 43, n. 8, p. 630-640, 2016. [Acesso em: 10 out. 2020]. Disponível em: https://www.nomos-elibrary.de/10.5771/0943-7444-2016-8-630/the-case-for-taxonomic-reparations-volume-43-2016-issue-8
ADLER, Melissa. Classification along the Color Line: Excavating Racism in the Stacks. Journal of Critical Library and Information Studies, n. 1, p. 1-32, 2017. DOI: 10.24242/jclis.v1i1.17
BARBOSA, Alice Príncipe. Teoria e prática dos sistemas de classificação bibliográfica. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação, 1969. 441 p. (Obras Didáticas; 1).
BATTLE, Thomas C. Moorland-Spingarn Research Center, Howard University. Library Quartely, v. 58, n. 2, p. 143-163, 1988. DOI: 10.1086/601986
BATTLE, Thomas C. Dorothy Porter Wesley: preserver of Black history – Afro-American librarian. Diverse Education, 16 jun. 2007. [Acesso em: 10 out. 2020]. Disponível em: https://diverseeducation.com/article/7457/
BELT, Marva E.; HALL, Tomasha P. Dorothy Porter Wesley: A Selected Bibliography. Moorland Spingarn Research Center Publications, 2, 2015. [Acesso em: 10 out. 2020]. Disponível em: https://dh.howard.edu/msrc_pub/2
BLEDSOE, Kara. What Dorothy Porter’s Life Meant for Black Studies. Daily, August 22, 2018. [Acesso em: 10 out. 2020]. Disponível em: https://diverseeducation.com/article/7457/
BOTNICK, Julie. I am sure that you know yourself that it is a very good job” The early life and Library of Dorothy Porter. History 215j. The Art of Biography, 2014. [Acesso em: 10 out. 2020]. Disponível em: http://www.library.yale.edu/~nkuhl/YCALStudentWork/Botnick_Porter_Paper.pdf
BURKETT, Nancy; BURJETT, Randall K. Dorothy Burnett Porter Wesley: Obituaries. American Antiquarian Society, p. 31-35, 1995. [Acesso em: 20 ago. 2020]. Disponível em: https://www.americanantiquarian.org/proceedings/44539475.pdf
DAGBOVIE, Pedro G. Black women historians from the late 19th century to the Dawning of the civil rights movement. The Journal of African American History, v. 89, n. 3, p. 241-261, 2004. [Acesso em: 08 out. 2020]. Disponível em: www.jstor.org/stable/4134077
DEWEY, Melvil. Decimal Classification. Standard 15th ed., Forest Press, 1951.
DU BOIS, William E. B. Reconstruction and its Benefits. The American Historical Review, v. 15, n. 4, p. 781-799, jul. 1910. DOI: 10.2307/1836959
FERREIRA, Verônica de Sá; SALES, Rodrigo de. Confluências filosóficas para os estudos de classificação das artes: aproximações de Bacon, Hegel e Harris. Scire, v. 24, n.1, p. 55-66, 2018.
FINDLAY, James A. Dorothy Porter Wesley (1905-1995), Afro-American librarian and bibliophile: an exhibition. Ft. Lauderdale, Fl.: Bienes Center for the Literary Arts, Broward County Library, 2001.
FORTEN, James; HILTON, John T.; BROWN, William W. Early Manuscript Letters Written by Negroes. The Journal of Negro History, v. 24, n. 2, p. 199–210, 1939. DOI: 10.2307/2714449
GRAZIANO, Eugene E. Hegel’s philosophy as basis for the Dewey Classification Schedule. Libri, v. 9, p. 45- 52, 1959.
HELTON, Laura. On Decimals, Catalogs, na Racial Imaginaries of Reading. Publications of the Modern Language Association, v. 134, n. 1, p. 99-120, 2019.
HOLMES, Dwight O. W. Fifty Years of Howard University: Part I. The Journal of Negro History, v. 3, n. 2, p. 128-138, 1918. DOI: 10.2307/2713486
HOLTON, Adalaine. Decolonizing History: Arthur Schomburg's Afrodiasporic Archive. The Journal of African American History, v. 92, n. 2, p. 218-238, 2007. [Acesso em: 10 dez. 2020]. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/20064181
HONMA, Todd. Foreword. Em: SCHLESSELMAN-TARANGO, G. (ed.). Topographies of Whiteness: mapping whiteness in Library and Information Science. Sacramento: Library Juice Press, 2017. p. 79- 98.
JORDAN, Casper LeRoy; JOSEY, Elonnie Junius. A Chronology of Events in Black Librarianship. Em: JOSEY; Elonnie Junius; SCHOCKLEY, Ann Allen. (ed.). Handbook of black librarianship. Littleton, Colorado: Libraries Unlimited, 1977.
KELLEY, Robin D. G. ‘But a local phase of a world problem’: black history's global vision, 1883-1950. The Journal of American History, v. 86, n. 3, p. 1045–1077, 1999. [Acesso em: 10 jan. 2021]. Disponível em: www.jstor.org/stable/2568605
La MONTAGNE, Leo E. American library classification: with special reference to the Library of Congress. Handen: The Shoe String Press, 1961.
LEIDECKER, Kurt F. Yankee teacher: the life of William Torrey Harris. New York: The Philosophical Library, 1946. Reimpresso por: New York: Kraus Reprint, 1971.
LIBRARY OF CONGRESS. The Civil Rights History Project: Survey of Collections and Repositories - Howard University. Moorland-Spingarn Research Center. The American Folklife Center, Sept. 26, 2018. [Acesso em: 12 dez. 2020]. Disponível em: https://www.loc.gov/folklife/civilrights/survey/view_repository.php?rep _id=789.
LUPIN, Maurice A. Na important figure in Black Studies: Dr. Dorothy B. Porter. CLA Journal, v. 16, n. 4, p. 514-518, 1973. DOI: https://www.jstor.org/stable/44329017
MADISON, Avril Johnson; WESLEY, Dorothy Porter. Dorothy Burnett Porter Wesley: Enterprising Steward of Black Culture. The Public Historian, v. 17, n. 1, p. 15–40, 1995. DOI: 10.2307/3378349
NUNES, Zita Cristina. Remembering the Howard University Librarian Who Decolonized the Way Books Were Catalogued. Smithsonian Magazine, 16 nov. 2018. [Acesso em: 11 nov. 2020]. Disponível em: https://www.smithsonianmag.com/history/remembering-howard-university-librarian-who-decolonized-way-books-were-catalogued-180970890/
OMBUD. Why we named an engineering initiative after Dorothy Porter: the Dewey decimal de-colonizer, Ombud News, 2020. [Acesso em: 12 dez. 2020]. Disponível em: https://www.ombud.com/blog/ombud-engineering-initiative-dorothy-porter-dewey-decimal-decolonizer.
OLSON, Hope. A potência do não percebido: Hegel, Dewey e seu lugar na corrente principal do pensamento classificatório. Tradução de Márcia Regina Silva. InCID: Revista de Ciência da Informação e Documentação, v. 2, n. 1, p. 3-15, jan./jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2178-2075.v2i1p3-15
OLSON, Hope. The Power to Name: Representation in Library Catalogs. Signs, v. 26, n. 3, p. 639-668, 2001. [Acesso em: 10 dez. 2020]. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/3175535
PIEDADE, Maria Antonieta R. Introdução à teoria da classificação. 2. ed. Rio de Janeiro: Interciência, 1983.
PORTER, Dorothy B. HUNTON, Margaret R.; WILLIAMS, Ethel (ed.). A Catalogue of Books in the Moorland Foundation. Washington DC: Howard University, Compiled Under U.S. Works Progress Administration, 1939.
PORTER, Dorothy B. David Ruggles, na apostle of human rights. The Journal of Negro History. v. 28, n. 1, p. 23-50, 1943. [Acesso em: 10 dez. 2020]. Disponível em: https://www.journals.uchicago.edu/doi/10.2307/2714783.
PORTER, Dorothy B. Early American Negro Writings: A Bibliographical Study. Third Quarter, v. 39, n. 3, p. 192-268, 1945.
PORTER, Dorothy B. (ed.). A Catalogue of the African Collection in the Moorland Foundation Howard University Library. Washington, D.C.: Howard University Press, 1958.
PORTER, Dorothy B. The African Collection at Howard University. African Studies Bulletin, v. 2, n. 1, p. 293-303, 1959. DOI: 10.2307/522962
PORTER, Dorothy B. Documentation on the Afro-American: Familiar and Less Familiar Sources. African Studies Review, v. 12, n. 3, p. 293-303, dec. 1969. DOI: 10.1017/S0002020600037586
PORTER, Dorothy B. The Negro in the United States: a selected bibliography. Washington: Library of Congress, 1970.
PORTER, Dorothy B. Afro-Braziliana: a Working Bibliography. Boston: Beacon Press, 1978.
PORTER, Dorothy B. Interview. Em: SCARUPA, Harriet Jackson. The Energy-Charged Life of Dorothy Porter Wesley. New Directions, v. 17, n. 1, p. 1-12, 1990. [Acesso em: 13 dez. 2020]. Disponível em: http://dh.howard.edu/newdirections/vol17/iss1/3
PORTER, Dorothy B. Early Negro Writing 1760-1837. Baltimore: Black Classic Press, 1995.
PYNE, Charlynn Spencer. A wealth of African American Resources: Scholars’ use of LC Colletction Inspires Seminar. Information Bulletin, Washington, 18 april 1994. [Acesso em: 13 dez. 2020]. Disponível em: https://loc.gov/loc/lcib/94/9408/seminar.html
SALDANHA, Gustavo S. Democracia documentária e a teoria da não-conceitualidade: filosofia e práxis. Informação & Sociedade, v. 30, p. 21-41, 2020.
SALES, Rodrigo de. A Classificação de Livros de William Torrey Harris: influências de Bacon e Hegel nas classificações de biblioteca. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, v. 22, n.50, p.188-204, set./dez., 2017.
SCARUPA, Harriet Jackson. The Energy-Charged Life of Dorothy Porter Wesley. New Directions, v. 17, n. 1, p. 1-12, 1990. [Acesso em: 13 dez. 2020]. Disponível em: http://dh.howard.edu/newdirections/vol17/iss1/3
SIMS-WOOD, Janet. Dorothy Porter Wesley at Howard University: Building a Legacy of Blak History. Charleston: The History Press, 2014.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; SALDANHA, Gustavo Silva. Biblioteconomia Negra Brasileira: caminhos, lutas e transformação. Em: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, 20., 2019, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANCIB; UFSC, 2019.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; SALDANHA, Gustavo Silva. As culturas africanas e afrodescendentes em Biblioteconomia & Ciência da Informação no Brasil: Epistemologia histórica, pensamento crítico e meio social. Em: SPUDEIT, Daniella F. A. de O.; PEREIRA, Danielle B.; LOBÃO, Irajayna de S. L.; DAVID, Jéssica G. (org.). Formação e atuação política na Biblioteconomia. São Paulo: ABECIN Editora, 2018.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Representações Sociais acerca das Culturas Africana e Afro-Brasileira na Educação em Biblioteconomia no Brasil. 2019. 521 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, 2019.
SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Colonialidade do saber e dependência epistêmica na Biblioteconomia: reflexões necessárias. Em: CARDONA, Natalia Duque; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da. Epistemologias Latino-Americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: contribuições da Colômbia e do Brasil, Florianópolis: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota).
TENNIS, Joseph T. The Strange Case of Eugenics: A Subject’s Ontogeny in a Long-Lived Classification Scheme and the Question of Collocative Integrity. Journal of the American Society for Information Science and Technology, v. 63, n. 7, p. 1350-1359, 2012. [Acesso em: 10 jan. 2021]. Disponível em: http://hdl.handle.net/1773/37943
TRAPP, Rafael Petry. Dorothy Porter e a constituição de um campo bibliográfico sobre o negro no Brasil e nos Estados Unidos (1943-1978). Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n. 45, set./dez. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2237-101x02104505
UZELAC, Costance P. Dorothy Porter Wesley (1905-1995). BlackPast, 2010. [Acesso em: 10 dez. 2020]. Disponível em: https://www.blackpast.org/african-american-history/dorothy-porter-wesley-1905-1995/
WEEKS, Linton. A luz undimmend. The Washington Post, Washington, 15 nov. 1995. [Acesso em 10 nov. 2020]. Disponível em: https://www.washingtonpost.com/archive/lifestyle/1995/11/15/the-undimmed-light/5e4330cc-4d2e-40d6-9c11-8af6e28b9c84/?utm_term=.92e08cefb3c3
WIEGAND, Wayne A. Irrepressible reformer: a biography of Melvil Dewey. Chicago: American Library Association, 1996.
WIEGAND, Wayne A. The “Amherst Method”: the origins of the Dewey Decimal Classification scheme. Libraries & Culture, Austin, v. 33, 175-194, 1998.
ZALUDA, Scott. Lost Voices of the Harlem Renaissance: Writing Assigned at Howard University, 1919-31. College Composition and Communication, v. 50, n. 2, 1998, p. 232–257. [Acesso em: jan. 2021]. Disponível em: www.jstor.org/stable/358515
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Franciéle Carneiro Garcês da Silva, Dirnéle Carneiro Garcez, Rodrigo de Sales, Gustavo Silva Saldanha

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam na Liinc em Revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Consulte a Política de Acesso Livre e Autoarquivamento para informações permissão de depósitos de versões pré-print de manuscritos e artigos submetidos ou publicados à/pela Liinc em Revista.
Liinc em Revista, publicada pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, é licenciada sob os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional – CC BY 4.0