Cultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5820

Palabras clave:

Decolonialidade, Conhecimento, Produção cultural e artística, Colonialidade do saber

Resumen

A sessão 3 aborda as condições e as circunstâncias da produção de conhecimento tanto na sua dimensão acadêmica, no âmbito das universidades, quanto na perspectiva da criação artística, através dos produtos culturais de grande circulação. O fio condutor de ambas as reflexões é a colonialidade do saber, pensada como desdobramento das noções de colonialidade do ser e do poder. A professora Nancy Sanchez Tarrago discorre sobre a produção de conhecimento científico nos hemisférios Sul e Norte e as implicações dos processos de legitimação e valoração. A professora Giulia Crippa, por sua vez, analisa duas obras literárias, de origem australiana, adaptadas como audiovisuais - O Livro dos Peixes de William Gould (Richard Flanagan) e Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – as quais permitem perceber instantes de desconstrução e crítica da memória e da história oficial da colonialidade

Publicado

30/11/2021

Número

Sección

Relatos de Experiencia: Decolonialidad y Ciencia da la Información

Cómo citar

SANCHEZ, Naiene; SILVA, Selma Cristina da. Cultura, Conhecimento e Memória: olhares decoloniais. Liinc em Revista, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e5820, 2021. DOI: 10.18617/liinc.v17i2.5820. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/5820. Acesso em: 2 jul. 2025.