Cultura, Conhecimento e Memória

olhares decoloniais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5820

Palavras-chave:

Decolonialidade, Conhecimento, Produção cultural e artística, Colonialidade do saber

Resumo

A sessão 3 aborda as condições e as circunstâncias da produção de conhecimento tanto na sua dimensão acadêmica, no âmbito das universidades, quanto na perspectiva da criação artística, através dos produtos culturais de grande circulação. O fio condutor de ambas as reflexões é a colonialidade do saber, pensada como desdobramento das noções de colonialidade do ser e do poder. A professora Nancy Sanchez Tarrago discorre sobre a produção de conhecimento científico nos hemisférios Sul e Norte e as implicações dos processos de legitimação e valoração. A professora Giulia Crippa, por sua vez, analisa duas obras literárias, de origem australiana, adaptadas como audiovisuais - O Livro dos Peixes de William Gould (Richard Flanagan) e Picnic at Hanging Rock (Joan Lindsay) – as quais permitem perceber instantes de desconstrução e crítica da memória e da história oficial da colonialidade

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Publicado

13/11/2025

Edição

Seção

Relatos de Experiência: Decolonialidade e Ciência da Informação