Biblioteconomia e Ciência da Informação (BCI), possibilidades do conhecimento situado

desafios no Antropoceno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i1.5909

Palavras-chave:

Conhecimento situado, Antropoceno, Interculturalidade, Biblioteconomia, Ciência da Informação

Resumo

Este artigo apresenta o conceito de conhecimento situado de Donna Haraway como uma forma de transformar as categorias básicas da biblioteconomia e da interculturalidade à luz dos desafios do Antropoceno, e especialmente como uma ideia que contribui para a redução das desigualdades sociais por meio do acesso ao capital cultural. Utilizando o anarquismo epistemológico como arcabouço analítico e dialogando com teorias sociais como a interseccionalidade (Kimberlé Crenshaw; Patricia Hill Collins), o conhecimento situado (Donna Haraway) e as escalas de justiça (Nancy Fraser), oferecemos uma série de reflexões que podem contribuir para a reconfiguração das disciplinas científicas a partir de uma perspectiva crítica latino-americana, vinculando a interculturalidade, e para a redefinição de nossa posição como teóricos sociais.

Referências

ARRUZA, Cinzia; BHATTACHARYA, Tithi & FRASER, Nancy, 2019. Feminismo para os 99%: um manifesto. Sao Paulo, Brasil: Boitempo.

CRENSHWA, Kimberlé. 2017. The urgency of intersectionality. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=akOe5-UsQ2o&t=26s

DUQUE-CARDONA, Natalia, 2020. ¿CIENCIA DE LA INFORMACIÓN PARA QUÉ Y PARA QUIÉN? Aproximación a los paradigmas de la Ciencia de la Información en el contexto universitario. En: Garcês da Silva, F. Duque-Cardona, N. Epistemologias Latino-Americanas na Biblioteconomia e Ciência da Informação: Contribuições da Colômbia e do Brasil. Florianópolis, SC: Rocha Gráfica e Editora, 2020. (Selo Nyota)

DUQUE-CARDONA, Natalia, & Restrepo-Fernández, María Camila, 2021. Bibliotecología para América Latina y el Caribe, propuesta teórica y filosófica para la discusión. Liinc Em Revista, 17(2), e5727. https://doi.org/10.18617/liinc.v17i2.5727

FRASER, Nancy & BUTLER, Judith,2000. Redistribución o reconocimiento: un debate entre marxismo y feminismo. España, Madrid: Traficantes de sueños.

HARAWAY, Donna, 1991. Ciencia, cyborgs y mujeres: la reinvención de la naturaleza. España: United Kingdom.

HARAWAY, Donna, 2015, Anthropocene, Capitalocene, Plantationocene, Chthulucene: Making Kin. Environmental Humanities, no. 6, p. 159-165.

HARDING, Sandra, 2007. “Rethinking Standpoint Epistemology: What is ‘Strong Objectivity’?” Knowledge and Inquiry: Readings in Epistemology. Ed. K. Brad Wray. Ontario: Broadview Press, 352-384.

HILL COLLINS, Patricia & BILGE, Sirma, 2016. Interseccionalidad. Madrid: Ediciones Morata.

IFLA, 2018. Ejemplos, educadoras, habilitadoras: bibliotecas y sostenibilidad Cómo las bibliotecas pueden contribuir a la sostenibilidad. https://www.ifla.org/wp-content/uploads/2019/05/assets/hq/topics/libraries-development/documents/bibliotecas-y-sostenibilidad.pdf

MÁRQUEZ, Francia. 2020. El territorio es la vida. En: En: Comisión para el Esclarecimiento de la Verdad, la Convivencia y la No Repetición. Territorio. Bogotá, Colombia: Rey Naranjo Editores. Mosterín, Jesús, 1994. La cultura como información. En: Filosofía de la cultura. España, Madrid: Alianza Editorial. p.15-32.

WALSH, Catherine, 2010. Interculturalidad crítica y educación intercultural. En: Viaña, Jorge; Tapia, Luis & Walsh, Catherine. Construyendo interculturalidad crítica. La Paz, Bolivia: Instituto Internacional de Integración del Convenio Andrés Bello. p. 75-96.

Publicado

14/11/2025

Edição

Seção

Desafios das Ciências sociais no Antropoceno