Hegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização

Autores

  • Pablo Nabarrete Bastos Departamento de Comunicação Social; Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil https://orcid.org/0000-0001-5981-9107

DOI:

https://doi.org/10.18617/liinc.v18i2.6066

Palavras-chave:

Hegemonia, Hegemonia popular, Engajamento, Midiatização, Plataformização

Resumo

A relação entre hegemonia e engajamento se engendra em diferentes níveis, tanto na teoria como na práxis. São conceitos que não se reduzem ao comunicacional, mas que possuem nesta esfera um nível fundamental para suas concretizações. O objetivo deste artigo é compreender as relações entre os conceitos de engajamento e hegemonia em contexto de midiatização e plataformização. Como objetivos específicos, buscamos demonstrar as formas como a comunicação estrutura e é estruturada pela hegemonia, os desafios para a hegemonia popular, as implicações dos processos de midiatização e de plataformização aos processos hegemônicos e às lutas contra-hegemônicas. Metodologicamente, adotamos com centralidade a teoria crítica e utilizamos o método dialético. A forma ensaio caracteriza nosso método de escrita

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Publicado

30/11/2022

Como citar

BASTOS, P. N. Hegemonia e engajamento em contexto de midiatização e plataformização. Liinc em Revista, [S. l.], v. 18, n. 2, p. e6066, 2022. DOI: 10.18617/liinc.v18i2.6066. Disponível em: https://revista.ibict.br/liinc/article/view/6066. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

O papel dos algoritmos e das plataformas digitais em contextos sociopolíticos

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